Prouni divulga lista com novos aprovados no processo seletivo

Na terça-feira, dia 4, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado para a segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Vale lembrar que o projeto oferece bolsas de até 50% ou integrais para cursos de graduação ou pós graduação em universidades particulares.

Prouni divulga lista com novos aprovados no processo seletivo
Prouni divulga lista com novos aprovados no processo seletivo (Montagem/ FDR)

Para saber o nome dos selecionados, o estudante precisa acessar o endereço http://prouniportal.mec.gov.br/ ou entrar nos portais das instituições que participam do programa. Aqueles que forem selecionados, devem comprovar suas informações até o dia 11, esta terça-feira.

De acordo com o MEC, a primeira chamada ofereceu 167.780 bolsas e elas foram utilizadas em 1.061 instituições particulares de ensino superior. Desse número, 60.551 bolsas foram integrais e as demais, parciais.

Como nem todas as vagas são preenchidas, as remanescentes são divulgadas na segunda chamada.

Vale lembrar que o Prouni permite que o estudante escolha duas opções de instituição e de curso. Isso para ter mais de uma chance de ingressar no ensino superior.

Para consultar, depois de acessar o portal, clique em “Ver Resultado”. Lembre-se que é preciso ter um cadastro no site do governo federal. Depois disso, insira as informações solicitadas e pronto. Outra opção é clicar na “lista de aprovados”.

Calendário do Prouni no segundo semestre de 2020

  • Primeira chamada: 21 de julho
  • Segunda chamada: 4 de agosto
  • Lista de espera: 24 de agosto

Quem tem direito a concorrer ao Prouni

Quem quer concorrer a uma das bolsas de estudo do Prouni, precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, sua nota servirá como um dos moldes de avaliação. Além disso, haverá uma análise da renda familiar.

De acordo com o edital do programa, podem se candidatar as pessoas que estiverem nas seguintes condições:

  • quem não tiver diploma de graduação;
  • quem cursou o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • quem cursou o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • quem cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • quem tiver algum tipo de deficiência;
  • professores que atuam da rede pública de ensino.