Considerada uma das principais fintechs financeiras do mercado nacional, Nubank fecha o ano com um prejuízo de mais de R$ 300 milhões. Na última semana, a marca divulgou um balanço total de sua contabilidade em 2019. De acordo com os números, mesmo com o aumento das vendas em todos os segmentos de atuação, a receita total gerada através dos recursos enviados pelos clientes subiram 156%, resultando em um valor de R$ 528 milhões.
Entre os anos de 2018 e 2019, a perda financeira do Nubank foi de 211,8%. Dessa forma, seu prejuízo líquido foi de R$ 100,9 milhões para R$ 312,7 milhões. O que significa dizer que, mesmo ampliando seus serviços e números de clientes, a empresa ainda teve uma quebra significativa em seu faturamento.
Segundo os dados compartilhados pela Nu Pagamentos S.A (nome oficial da marca), o principal setor em evolução foi o de depósitos, através da Nu Conta. Além disso, a aplicação de recursos por meio dos títulos e valores mobiliários também ficaram em destaque.
No que diz respeito ao seu relatório de prestação de serviço, a fintech teve tarifas de intercâmbio com mais de R$ 914,6 milhões em 2019, o que significa um aumento de 90% em relação ao mesmo período de 2018.
Ampliação dos gastos do Nubank
Aumentando sua receita, a marca também aumentou suas despesas. O relatório mostrou que a intermediação financeira avançou em 6,7% para R$ 841,4 milhões. Já os gastos com o pessoal foram amplificados em 88%, para R$ 340,32 milhões.
“O aumento nas despesas financeiras deve-se principalmente à provisão para aumento de crédito de liquidação duvidosa, que aumentou 53%, enquanto os saldos de valores a receber cartão de crédito no ativo aumentaram 76%”, disse o Nubank, que tinha uma reserva de R$ 747 milhões para suprir possíveis emergências.
Na área administrativa, o crescimento orçamentário foi de 202,4%, para R$ 1,03 bilhão. No setor operacional, o reajuste foi de R$ 237,5 milhões para R$ 652,3 milhões. Dessa forma, os gastos totais pioraram em 285,3%, gerando um prejuízo operacional de R$ 443,5 milhões em 2019.
Para 2020, a expectativa e positiva, tendo em vista que a instituição vem ampliando seus serviços e números de clientes.