Foi confirmado ontem pelo governo de São Paulo, o aumento de seis para oito horas por dia do horário de funcionamento do comércio e serviços já autorizados a reabrir em cidades que estão na fase amarela do Plano São Paulo.
O decreto que autoriza essa ampliação será publicado hoje (20) e começa a vigorar amanhã, sexta-feira (21). Fica a critério dos empresários optarem por uma jornada contínua ou fracionada de abertura e também em qual turno desejam funcionar: manhã, tarde ou noite.
Estas possibilidades já estavam disponíveis para o setor de bares e restaurantes e passa a valer para todos os setores. As novidades foram comunicadas em uma coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Flávio Amary, o secretário de habitação que realizou a interlocução com os setores do comércio, shoppings e demais setores da economia, elogiou o trabalho do Centro de Contingência.
“É uma notícia positiva para todos os setores, que buscaram por esse pleito diluir as ocupações”, comemorou.
Os debates a respeito da ampliação já vinham acontecendo pelo Centro de Contingência ao Coronavírus. Representantes de diversos setores procuraram o governo do estado solicitando a ampliação de horário.
Eles alegavam que com um tempo de abertura maior, o atendimento seria diluído, o que diminuiria possíveis aglomerações.
Ampliação total antes da fase verde
José Medina, o coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus, disse que chegar a 8 horas de funcionamento é o máximo possível dentro da fase amarela. Segundo ele, avaliações para aumentar este período só vão acontecer quando uma região atingir a fase verde.
Atualmente, São Paulo tem 15 regiões na fase amarela, a anterior a fase verde. A próxima reclassificação acontece amanhã (21), e o secretário-executivo do Centro de Contingência confirmou que os dados estão melhorando.
Fases e as características das fases no Plano São Paulo
- Fase 1 – Vermelha: Alerta máximo
- Fase 2 – Laranja: Controle
- Fase 3 – Amarela: Flexibilização
- Fase 4 – Verde: Abertura parcial
- Fase 5 – Azul: Normal controlado