Governo de São Paulo amplia horário de funcionamento dos comércios

Foi confirmado ontem pelo governo de São Paulo, o aumento de seis para oito horas por dia do horário de funcionamento do comércio e serviços já autorizados a reabrir em cidades que estão na fase amarela do Plano São Paulo.

Governo de São Paulo amplia horário de funcionamento dos comércios
Governo de São Paulo amplia horário de funcionamento dos comércios (Foto: Google)

O decreto que autoriza essa ampliação será publicado hoje (20) e começa a vigorar amanhã, sexta-feira (21). Fica a critério dos empresários optarem por uma jornada contínua ou fracionada de abertura e também em qual turno desejam funcionar: manhã, tarde ou noite.

Estas possibilidades já estavam disponíveis para o setor de bares e restaurantes e passa a valer para todos os setores. As novidades foram comunicadas em uma coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Flávio Amary, o secretário de habitação que realizou a interlocução com os setores do comércio, shoppings e demais setores da economia, elogiou o trabalho do Centro de Contingência.

“É uma notícia positiva para todos os setores, que buscaram por esse pleito diluir as ocupações”, comemorou.

Os debates a respeito da ampliação já vinham acontecendo pelo Centro de Contingência ao Coronavírus. Representantes de diversos setores procuraram o governo do estado solicitando a ampliação de horário.

Eles alegavam que com um tempo de abertura maior, o atendimento seria diluído, o que diminuiria possíveis aglomerações.

Ampliação total antes da fase verde

José Medina, o coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus, disse que chegar a 8 horas de funcionamento é o máximo possível dentro da fase amarela. Segundo ele, avaliações para aumentar este período só vão acontecer quando uma região atingir a fase verde.

Atualmente, São Paulo tem 15 regiões na fase amarela, a anterior a fase verde. A próxima reclassificação acontece amanhã (21), e o secretário-executivo do Centro de Contingência confirmou que os dados estão melhorando.

Fases e as características das fases no Plano São Paulo

  • Fase 1 – Vermelha: Alerta máximo
  • Fase 2 – Laranja: Controle
  • Fase 3 – Amarela: Flexibilização
  • Fase 4 – Verde: Abertura parcial
  • Fase 5 – Azul: Normal controlado

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.