Extrato de pagamento do INSS: Confira quais os meios para emitir o documento

O INSS agora dispõe do extrato de pagamento do INSS, com esse documento é possível comprovar a renda dos beneficiários e ter o detalhamento dos valores, assim como as datas de recebimento e o banco de pagamento do benefício.

Extrato de pagamento do INSS: Confira qual a importância do documento
Extrato de pagamento do INSS: Confira quais os meios para emitir o documento (Imagem: Reprodução/Google)

Ter acesso ao extrato de pagamento do INSS é direito de todo cidadão que recebe algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social.

Há três maneiras de solicitar o extrato: na unidade do INSS, caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e pela internet, através do portal Meu INSS.

Extrato de pagamento do INSS pelo caixa eletrônico

É possível conferir o extrato por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil

Quem é correntista de um desses bancos podem fazer a consulta do seu Histórico de Pagamento de Benefício em uma das unidades, acessando a sua conta no caixa eletrônico ou através do home banking sem precisar sair de casa.

Nessa última opção, o beneficiário precisa acessar o aplicativo do seu banco e clicar na opção “Previdência Social”, no caso do Banco do Brasil, ou “Extrato Previdenciário” para contas da Caixa.

Extrato de pagamento do INSS pelo portal Meu INSS

Pronto, você já terá acesso ao documento, com todas as informações necessárias para comprovar a sua renda ou conferir o seu pagamento.

Emissão do documento em uma das unidades do INSS

Quem prefere ir até uma das unidades do Instituto Nacional do Seguro Social para emitir o extrato de pagamento do INSS deve fazer o agendamento do atendimento no portal do Meu INSS. Veja como fazer:

Pronto, será apresentado o dia e hora para comparecer à unidade do INSS. Além disso, é informado os documentos necessários:

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile