Agências fechadas do INSS impedem trabalhadores de solicitar benefícios? Entenda aqui!

PONTOS CHAVES

  • Agências do INSS seguem fechadas durante o mês de julho
  • Plano de reabertura é divulgado com previsão para agosto
  • Atendimentos online contarão com novas funções

INSS mantém agências fechadas e readapta seus atendimentos. Mediante a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que suas unidades permanecerão inativadas durante o mês de julho. De acordo com a previsão estabelecida pelo governo federal, o funcionamento deve ocorrer a partir do dia 3 de agosto. No entanto, até lá os aposentados e pensionistas seguem solicitando seus benefícios online. 

Agências fechadas do INSS impedem trabalhadores de solicitar benefícios? Entenda aqui! (Imagem: Reprodução - Google)
Agências fechadas do INSS impedem trabalhadores de solicitar benefícios? Entenda aqui! (Imagem: Reprodução – Google)

Na última semana, a assessoria de comunicação do INSS informou que a reabertura de suas unidades está prevista para o dia 3 de agosto. A decisão foi tomada em parceria com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.  

De acordo com o planejamento, para que tal reabertura aconteça será preciso aplicar uma série de alterações e medidas de segurança.

Por se tratar de um serviço que tem como público alvo pessoas acima dos 60 anos, a administração pública precisou elaborar estratégias para evitar uma crise sanitária prejudicando servidores e os segurados.  

Dessa forma, quem for até uma unidade do INSS precisará, antes de qualquer coisa, realizar um agendamento online. Inicialmente, as unidades estarão recebendo apenas pessoas que tinham pendências em aberto antes da pandemia.  

Outra determinação também já divulgada é que os serviços que não podem ser realizados a distância, como exames médicos, perícias, atualizações cadastrais, entre outros, entrarão primeiro nas filas de atendimento.

A decisão visa minimizar o número de atraso na concessão dos benefícios e evitar acúmulos financeiros para o instituto.  

Readaptação nas unidades do INSS

As unidades vão disponibilizar álcool em gel, os servidores precisarão estar de máscara e os serviços de saúde contarão com um processo de higienização especial. Nas baias de atendimento haverá também estruturas para isolamento, evitando que partículas contaminadas pelo vírus se reproduzam.  

Além disso, a quantidade de médicos e quadro de funcionários deverão ser reavaliados para evitar superlotação nas agências. A ideia é que cada ponto apresente um número exato de pessoas, sem que um local específico fique sobrecarregado.  

É importante ressaltar que, segundo o INSS, nem todas as agências serão reabertas. O procedimento só deve ser feito naquelas que estiverem aptas, seguindo todas as determinações de segurança já citadas.  

O INSS informou ainda que apresentará um painel eletrônico em todos os pontos, explicando quais procedimentos deverão ser aplicados durante a fase de reabertura. 

Mudança nos serviços 

Visando também otimizar o número de pessoas nas filas, o instituto já informou que algumas atividades serão reformuladas. A prova de vida, por exemplo, que só poderia ser feita presencialmente, agora passará a ser realizada por meio de reconhecimento facial.  

Agências fechadas do INSS impedem trabalhadores de solicitar benefícios? Entenda aqui! (Imagem: Reprodução – Google)

Para isso, a equipe técnica do INSS está desenvolvendo uma plataforma digital de modo que, por meio do aplicativo MEU INSS o aposentado ou pensionista consiga atualizar seu cadastro anualmente.

De acordo com as informações já cedidas, a modalidade deverá ser aplicada a partir do segundo semestre deste ano.  

Atendimento online 

Tendo em vista que o atendimento presencial será feito apenas para as situações de caráter emergencial e obrigatória, o cidadão ainda deverá resolver suas pendências por meio da página eletrônica. Abaixo, listados todas as modalidades que estão sendo ofertadas online, confira:  

Lista de serviços digitais do INSS 

  • Agência da Previdência Social – Localize a sua 
  • Agendamento 
  • Alteração de Forma de Pagamento 
  • Atualização de cadastro 
  • Atualização de dados do Imposto de Renda – Retificação da DIRF 
  • Atualização de Dependentes para Imposto de Renda 
  • Atualização do Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País 
  • Atualização de tempo de contribuição 
  • Atualização de Endereço de Beneficiário 
  • Cadastramento de Declaração de Cárcere 
  • Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família 
  • Cadastrar ou Renovar Procuração 
  • Cadastrar ou Renovar Representante Legal 
  • Cálculo da Guia da Previdência Social (GPS) 
  • Carta de Concessão e Memória de Cálculo 
  • Certidão de Tempo de Contribuição – CTC 
  • Certidão para Saque do PIS/PASEP/FGTS 
  • Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT 
  • Consulta benefícios por incapacidade (exclusivo para empresas) 
  • Consulta de Perícias Médicas Agendadas 
  • Consulta de situação de benefício 
  • Cópia de processo administrativo 
  • Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta 
  • Débito Automático de GPS em Conta Corrente 
  • Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI 
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo 
  • Desistir da Aposentadoria 
  • Desistir de Benefícios 
  • Devolução de Documentos ou Processos 
  • Extrato para Imposto de Renda (IR) 
  • Extrato de contribuições à Previdência Social 
  • Extrato de Empréstimo Consignado 
  • Extrato de pagamento de benefício 
  • Inscrição na Previdência Social 
  • Reativar Benefício 
  • Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho 
  • Recurso 
  • Recurso de Benefício por Incapacidade 
  • Recurso Seguro Defeso 
  • Revisão de benefício 
  • Simulação 
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido 
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário 
  • Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho 
  • Solicitação de Prorrogação de auxílio-doença 
  • Transferência de Benefício em Manutenção – TBM 
  • Transferir Benefício para Outra Agência da Previdência Social 
  • Vista/Carga de Processos 

 

 

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Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.