O Procon de São Paulo registrou quase 55 mil reclamações conta a Enel. Por conta disso, a companhia decidiu então fechar uma parceria com o órgão, o que garantiu o parcelamento automático dos débitos que estão em aberto dos consumidores de São Paulo.
Essa medida tem como objetivo acabar com as filas nos postos de atendimento da empresa, já que milhares de consumidores estão procurando a Enel devido ao aumento nas suas contas de energia dos meses de junho e julho.
Tudo aconteceu por conta da pandemia, quando a empresa deixou de fazer a leitura presencial nos meses de abril e maio. Isso fez com que a cobrança deste períodos fosse realizada pela média de consumos, o que gerou faturamentos incorreto.
No mês de julho, o Procon já havia multado a Enel em R$10.214.983,98 por conta da má prestação de serviço e prática abusiva. Isso por conta da empresa ter imposto aos clientes a assinatura de uma confissão de dívida para quem optou por fazer o parcelamento dos valores que foram questionados.
Além disso, a empresa deixou de informar diretamente nas faturas dos clientes a opção de parcelamento.
Na última sexta-feira (7), a empresa foi autuada por má prestação de serviços depois que uma equipe de fiscais do Procon-SP constatarem injustificáveis filas em várias lojas da distribuidora.
O Ministério Público foi acionado para que tomasse as devidas providências por conta dessas atitudes. Após as reclamações que foram registradas, foi criada uma força-tarefa para que pudessem ser auditadas as contas que tiveram um aumento de 30%.
Com isso, a empresa foi notificada de forma individual para que possa esclarecer os cálculos e detalhar para os consumidores como se chegou no valor final.
Se for comprovado o erro na hora da conta, a empresa deve fazer a alteração na fatura sem cobrar multa e juros.
Somente em julho, foram registrados cerca de 40.616 reclamações contra a Enel, por conta dos consumidores que estavam com cobranças indevidas ou duvidosa. Um aumento de 5.872% com relação a janeiro, foram cerca de 680 queixas.
O total de demandas de janeiro até julho foi de 54.657 reclamações sobre a empresa
Por conta dos problemas, um acordo foi firmado para beneficiar os consumidores que fizeram a reclamação até o dia 31 de agosto, no site (www.procon.sp.gov.br) ou no aplicativo Procon-SP.