Enel traz solução para diminuir valor das contas de energia

Mediante a elevação nas contas de energia de São Paulo, Enel criou uma forma alternativa para baratear o consumo. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, as distribuidoras de energia precisaram reformular o modo como conferiam os quadros de eletricidade dos cidadãos. 

Enel traz solução para diminuir valor das contas de energia (Imagem: Reprodução - Google)
Enel traz solução para diminuir valor das contas de energia (Imagem: Reprodução – Google)

Com a redução do número de funcionários, o cálculo de verificação foi alterado, gerando tarifas mais caras. No entanto, nos últimas dias os paulistanos foram informados que agora podem fazer suas próprias contabilidades. 

O novo cálculo para definir o valor das contas de energia estava baseado na média de consumo dos últimos 12 meses. Desse modo, os servidores da Enel não estão mais se deslocando até os endereços para poder registrar o número total consumido durante 30 dias.  

No entanto, uma vez em que há alterações nas taxas de cada bandeira de energia, o valor final tornou-se mais caro para boa parte dos cidadãos. Mediante reclamações e questionamentos, a distribuidora permitiu que os próprios moradores passassem a fazer suas leituras.  

Cálculo das contas de energia 

Para poder realizar o serviço, o morador precisa estar ciente da data específica de sua autoleitura e ter acesso ao aplicativo da Enel. Basta, no dia determinado, anotar os números apresentados no medidor de energia e depois repassa-lo para a ferramenta digital. 

Nesse caso, é preciso criar um cadastro, utilizando o endereço, documentação pessoal, e-mail e senha para ter seu acesso restrito.

Feito o login, o cidadão deve repassar o quantitativo total consumido em seu quadro durante os 30 dias e confirmar por meio da função ‘envio de leitura’.  

As etapas no aplicativo são simples e devem ser realizadas na seguinte ordem: login > serviços > autoleitura > envio de leitura. Ao concluir o procedimento, basta esperar a conta de energia chegar para saber se a distribuidora aceitou a contabilidade enviada.  

Impactos da pandemia 

De acordo com levantamentos feitos pela Agência Nacional de Energia, com a necessidade do isolamento social, as contas ficaram mais caras em todas as regiões do país. Os cidadãos estão passando mais tempo em suas casas, o que reflete diretamente em um acréscimo de consumo.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.