Saque do FGTS 2020 oferece duas opções de recebimento no mesmo ano; conheça!

 

PONTOS CHAVES

  • O governo tem duas modalidades para realizar os saques neste ano
  • Uma das opções é o FGTS Emergencial que foi adotado após a pandemia 
  • A segunda é o saque aniversário que já existia, mas sofreu mudanças nas regras

O governo liberou duas modalidades de saque do FGTS no mesmo ano para os trabalhadores: o saque emergencial e o saque aniversário. Saiba quais são as diferenças entre essas duas modalidades.

Saque do FGTS 2020 oferece duas opções de recebimento no mesmo ano; conheça!
Saque do FGTS 2020 oferece duas opções de recebimento no mesmo ano; conheça! (Imagem: Reprodução Google)

FGTS emergencial

Essa modalidade foi criada com o intuito de amenizar os impactos causados pelo novo coronavírus aos trabalhadores. 

Quem tem direito ao FGTS Emergencial?

Saque do FGTS 2020 oferece duas opções de recebimento no mesmo ano; conheça!
Saque do FGTS 2020 oferece duas opções de recebimento no mesmo ano; conheça! (Foto: FDR)

Poderão fazer os saques os trabalhadores que tenham contas ativas, do emprego atual, ou inativas, de empregos anteriores com saldo positivo no FGTS

Qual valor que vou receber?

O valor máximo a ser retirado pelos trabalhadores só poderá ser de R$1.045, mesmo que ele tenha mais de uma conta com valor mais alto. 

Quem possuí quantia menor pode zerar seu fundo, ou somá-lo a outras contas até que totalize o valor máximo de um salário mínimo.

Calendário FGTS emergencial 

Crédito em conta

Disponível para saque e transferência 

Cartão de Débito Virtual

Inicialmente, o dinheiro ficará retido na conta poupança digital criada para todos os trabalhadores. A Caixa informou que é possível utilizar o cartão de débito virtual para movimentar o dinheiro do FGTS e do auxílio emergencial.

Com ele é possível realizar a compra pela internet em mais de mil sites e aplicativos, além de poder pagar contas de água e luz.

Para solicitar o cartão é preciso ter o aplicativo da Caixa temApós acessar, na tela inicial terá um ícone denominado “Cartão de Débito Virtual” e clicar, após isso, vai abrir uma página como se fosse uma troca de mensagem.

É só clicar na opção “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”.O aplicativo vai solicitar a senha de acesso que você cadastrou para entrar no aplicativo.

Ao informar a senha, aparecerá uma imagem com as informações do seu cartão, como número, nome, validade e código de segurança. Basta digitar corretamente conforme orientação da loja.

Sou obrigado a sacar o dinheiro?

Não. No aplicativo do FGTS terá a opção para aqueles que não desejam sacar o FGTS. Essa comunicação para a Caixa, deve acontecer 10 dias antes da data que o crédito vai ser depositado na poupança social.

Caso o trabalhador perca o prazo, esse crédito vai ser depositado, mas ainda assim é possível pedir pelo aplicativo o desfazimento do depósito. 

Ao fazer essa solicitação, os valores retornarão à conta do FGTS devidamente corrigidos. Isso, pois a rentabilidade do FGTS é 3% ao ano. 

Se o desfazer do depósito não for realizado, o dinheiro permanecerá na conta social até o dia 30 de novembro de 2020. 

Depois dessa data, o valor será devolvido à conta do fundo com a devida remuneração no período. 

Saque aniversário do FGTS

O saque aniversário permite que o trabalhador faça a retirada anualmente de uma parte do valor total do fundo.

Quando o trabalhador faz essa adesão, vai poder receber todo ano uma parcela do seu dinheiro, sempre no mês do seu aniversário.

Porém, se o trabalhador for demitido sem justa causa, ele perde o direito ao saque rescisão. 

Depois que fizer a escolha por essa modalidade e mudar de ideia, o cidadão vai ter que esperar o período de 2 anos para poder voltar ao saque-rescisão.

O dinheiro do saque-aniversário fica disponível para saque até o último dia útil do segundo mês após o mês de nascimento do cotista. 

Quem recebe?

Os trabalhadores que tiverem saldo em sua conta ativa, ou seja de um emprego atual ou inativa, de empregos anteriores podem realizar o saque.

Qual valor?

O valor a ser liberado custará cerca de R$686 milhões para a Caixa, e será liberado entre os dias 1º e 10º de cada mês. Isso depende do dia escolhido pelo trabalhador.

O décimo dia aplica a rentabilidade do mês, por isso é mais vantajoso. Para contabilizar quanto o cidadão tem direito, o banco utiliza como base a tabela abaixo, que aplica alíquotas sobre o saldo mais bonificação.

Imagem: Caixa Econômica
YouTube video player
Sair da versão mobile