Transferência FGTS e auxílio emergencial: Passo a passo usando o Caixa Tem

Novos pagamentos do governo federal são feitos através de transferências digitais. Desde que anunciou a liberação do auxílio emergencial, o ministério da economia informou que o valor inicial do benefício seria disponibilizado exclusivamente na poupança digital desenvolvida pela Caixa. O mesmo se aplicou aos envios do FGTS emergencial, que está sendo feito atualmente e só pode ser acessado pela plataforma do Caixa Tem 

Transferência FGTS e auxílio emergencial: Passo a passo usando o Caixa Tem (Imagem: Reprodução - Google)
Transferência FGTS e auxílio emergencial: Passo a passo usando o Caixa Tem (Imagem: Reprodução – Google)

Inicialmente, o valor enviado tanto pelo auxílio emergencial, quanto pelo FGTS emergencial, é destinado diretamente para a poupança digital da Caixa. 

Para ter acesso a ela, o beneficiário precisa criar um cadastro no aplicativo do Caixa Tem. Basta baixar a plataforma, gratuita para celulares IOS e Android, e preencher os dados de acesso como o número do CPF.  

Feito isso, você passa a ter acesso a sua carteira online. Nela é possível realizar pagamentos e fazer compras por meio do cartão de débito virtual.

Para gerar o cartão, basta selecionar a opção ‘cartão de débito’ presente na plataforma e conferir os números de identificação do documento. Com eles, será preciso preencher os formulários de compras e confirmar sua aquisição.  

Transferências digitais pelo Caixa Tem 

Depois da conclusão dos envios online, os benefícios estão sendo liberados para saque e também para transferências para outras instituições bancárias.

Nesse caso, quem quiser enviar o valor pelo Caixa Tem, precisa ter uma outra conta (de qualquer banco) sob sua titularidade. Sendo assim, é só preencher os dados como em qualquer outra DOC e confirmar a solicitação.  

O prazo de envio é de até 24h e pode ser acompanhado pelo Caixa Tem. Com o dinheiro na conta desejada, basta saca-lo ou utiliza-lo pelo cartão de débito físico de sua propriedade 

Antecipação via Caixa Tem 

Por fim, o Caixa Tem permite ainda uma antecipação de saque para quem precisar do valor em caráter emergencial. Para isso, é preciso gerar um boleto em outra ferramenta digital, como o Nubank ou PicPay e envia-lo para o Caixa Tem como um pagamento normal. 

O valor quitado no boleto deve ser depositado na conta de seu gerador dentro também de um prazo de 24h. É válido ressaltar que todas as transações acima são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.