Transferência FGTS e auxílio emergencial: Passo a passo usando o Caixa Tem

Novos pagamentos do governo federal são feitos através de transferências digitais. Desde que anunciou a liberação do auxílio emergencial, o ministério da economia informou que o valor inicial do benefício seria disponibilizado exclusivamente na poupança digital desenvolvida pela Caixa. O mesmo se aplicou aos envios do FGTS emergencial, que está sendo feito atualmente e só pode ser acessado pela plataforma do Caixa Tem 

Transferência FGTS e auxílio emergencial: Passo a passo usando o Caixa Tem (Imagem: Reprodução - Google)
Transferência FGTS e auxílio emergencial: Passo a passo usando o Caixa Tem (Imagem: Reprodução – Google)

Inicialmente, o valor enviado tanto pelo auxílio emergencial, quanto pelo FGTS emergencial, é destinado diretamente para a poupança digital da Caixa. 

Para ter acesso a ela, o beneficiário precisa criar um cadastro no aplicativo do Caixa Tem. Basta baixar a plataforma, gratuita para celulares IOS e Android, e preencher os dados de acesso como o número do CPF.  

Feito isso, você passa a ter acesso a sua carteira online. Nela é possível realizar pagamentos e fazer compras por meio do cartão de débito virtual.

Para gerar o cartão, basta selecionar a opção ‘cartão de débito’ presente na plataforma e conferir os números de identificação do documento. Com eles, será preciso preencher os formulários de compras e confirmar sua aquisição.  

Transferências digitais pelo Caixa Tem 

Depois da conclusão dos envios online, os benefícios estão sendo liberados para saque e também para transferências para outras instituições bancárias.

Nesse caso, quem quiser enviar o valor pelo Caixa Tem, precisa ter uma outra conta (de qualquer banco) sob sua titularidade. Sendo assim, é só preencher os dados como em qualquer outra DOC e confirmar a solicitação.  

O prazo de envio é de até 24h e pode ser acompanhado pelo Caixa Tem. Com o dinheiro na conta desejada, basta saca-lo ou utiliza-lo pelo cartão de débito físico de sua propriedade 

Antecipação via Caixa Tem 

Por fim, o Caixa Tem permite ainda uma antecipação de saque para quem precisar do valor em caráter emergencial. Para isso, é preciso gerar um boleto em outra ferramenta digital, como o Nubank ou PicPay e envia-lo para o Caixa Tem como um pagamento normal. 

O valor quitado no boleto deve ser depositado na conta de seu gerador dentro também de um prazo de 24h. É válido ressaltar que todas as transações acima são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.