O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta terça-feira (4), a contratação da gráfica que ficará responsável pela impressão das provas do Enem 2020. A gráfica Plural foi novamente escolhida após o incidente ocorrido em 2009, quando os cadernos de provas daquele ano foram roubados.
O contrato firmado pelo governo e a Plural foi no valor de R$63 milhões e tem validade de um ano. De acordo com o Inep, o contrato com a gráfica inclui a impressão de todo o material necessário para a prova, incluindo o pré teste de itens e as provas de reaplicação.
As provas para candidatos adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL), também estão incluídos no contrato com a Plural. No total, 5,8 milhões de pessoas farão as provas do Enem 2020 e entre elas, 96 mil optaram pela prova digital.
Enem 2020 no início do ano que vem
Devido a pandemia do coronavírus, as provas do Enem que seriam realizadas em novembro, tiveram que ser adiadas para o começo de 2021.
A pressão popular por conta da suspensão das aulas e avanço da doença, foram determinantes para esta mudança. Confira as datas do novo cronograma:
- Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
- Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
- Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
- Resultados: a partir de 29 de março
Protocolos de segurança devido a pandemia
Uma retificação no edital do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, feito pelo Ministério da Educação, acrescentou a regra exigindo que os candidatos usem máscara obrigatoriamente, do início ao fim da realização da prova.
O acessório de proteção terá que ser usado durante todo o tempo de permanência do candidato no local de prova, tanto na prova digital como na impressa.
Os candidatos poderão levar mascaras extras para trocar durante a duração da prova. Se o candidato se recusar a usar poderá ser eliminado do exame. As novas determinações foram publicadas hoje (31) no Diário Oficial da União.
Além de determinar o uso de máscaras, o edital cita o respeito ao distanciamento quando o candidato for apresentar-se na sala de aplicação da prova.