Enem 2020: Cuiabá oferece curso online e gratuito para melhorar sua redação

Em Cuiabá, os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão a oportunidade de fazer um curso gratuito de redação. As aulas são oferecidas pela Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. As inscrições estão abertas desde 28 de julho e vão até 18 de agosto. Os estudantes receberão também um certificado ao final do curso.

Enem 2020: Cuiabá oferece curso online e gratuito para melhorar sua redação
Enem 2020: Cuiabá oferece curso online e gratuito para melhorar sua redação (Imagem: Reprodução Google)

Anteriormente, o curso seria realizado no prédio do Palácio da Instrução, onde está localizada a biblioteca. Nessa época do ano, a sala deveria estar cheia de estudantes se preparando para o Enem. No entanto, por consequência da pandemia de coronavírus, a biblioteca está fechada

Dessa forma, as aulas serão gravadas e transmitidas online. O objetivo é abordar todos os pontos importantes para a prova de redação. As aulas estarão disponíveis nas redes sociais.

A prova de redação é uma das grandes preocupações dos estudantes. Afinal, para conquistar uma boa pontuação, é preciso ter domínio da norma padrão de escrita, compreender a proposta da redação, argumentar e apresentar soluções para o problema proposto.

Importância do curso de redação gratuito

As aulas serão ministradas pela professora Suzana Luz. Em entrevista ao G1, a professora explicou a proposta e dinâmica do curso. 

“Eu selecionei de forma a propor um eixo lógico nesse aprendizado no que seja a produção de texto para o Enem e, depois desse momento, ele vai assistir quatro, cinco aulas e eu vou fazer uma live com eles para tirar dúvidas, para prestar esclarecimentos”, afirma.

A coordenadora dos sistemas de biblioteca Waldinéia de Almeida, também para o portal de notícias G1, destacou a importância das aulas, mesmo que de maneira remota.

“O que a gente está oferecendo é um curso que poucos poderiam ter acesso de forma gratuita na nossa realidade. Nós estamos sem aulas, as escolas estão fechadas até os cursinhos presenciais. Então, é uma forma de eles poderem complementar o conhecimento, se preparar melhor para que se saiam bem nas provas”, apontou.

A coordenadora também ressaltou que os alunos interessados em receber o certificado de participação terão que fazer inscrição. Mas as aulas estarão disponíveis para todos.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_MCu9RyavotUnQmadJbcfjvm22uEi74oLpTDb-P3izJ8D1A/viewform

Programação do curso preparatório para o Enem 

  • 28/07: Abertura
  • 30/07: O que é tese
  • 04/08: Relação entre as competências
  • 06/08: Coesão textual
  • 11/08: Juízo de fato/juízo de valor
  • 13/08: Live para tirar dúvidas, às 15h
  • 18/08: Projeto de texto
  • 20/08: Estrutura dos parágrafos
  • 25/08: Proposta de Intervenção
  • 27/08: Relação entre competências 2 e 3 do Enem
  • 01/09: Aceitabilidade
  • 03/09: Live para tirar dúvidas, às 15h

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!