Os selecionados para o FIES (Financiamento Estudantil) foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo Ministério da Educação. Nesta seleção dos alunos para o segundo semestre de 2020, foram disponibilizadas 30 mil vagas.
Para conferir o resultado e ver os selecionados é preciso acessar o site do Fies. Os escolhidos tem até a próxima quinta-feira (6) para complementar as informações, e este processo pode ser feito também pela página do Fies.
Cronograma Fies
- Resultado: 4 de agosto
- Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)
- Pré-seleção da lista de espera: todos os candidatos não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.
- Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)
FIES
O Fies é um programa que tem a finalidade de financiar cursos superiores em universidades particulares e possui atualmente duas categorias: a primeira, oferta vagas com juros zero para os estudantes que contam com renda mensal familiar de no máximo três salários mínimos.
Na segunda, batizada de P-Fies, é voltada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos e os juros dependem do banco.
De acordo com o Edital, podem se inscrever:
- Quem fez o Enem a partir de 2010 e tirou média igual ou maior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha tirado zera na redação.
- Candidato que tenha renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.
O candidato interessado no Fies pode selecionar até três opções de curso, turno e local em que o curso será oferecido. A seleção é de acordo com o desempenho no Enem.
Em caso de empate, a escolha será através das seguintes notas nesta ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.
Como funciona o financiamento
- Fase de utilização: No período de estudos, o estudante deve pagar todos os meses o valor do encargo operacional fixado em contrato. Além deste encargo, o seguro de vida também deve ser pago durante o financiamento.
- Fase de carência: As novas regras do Fies, a partir de 2018 retiraram o período de carência para o começo do pagamento da dívida.
- Amortização: Após a conclusão do curso, a fase de amortização começa. Até 2017, depois que concluísse o curso, o estudante continuava pagando os juros por um período de um ano e meio, da mesma forma que pagava durante o período dos estudos, trimestralmente. Esse tempo era levado em consideração pelo programa como uma forma de equilíbrio financeiro por parte do estudante.
- Pagamento imediato: Com as novas regras, o pagamento da dívida tem início já no primeiro mês após a conclusão do curso, desde que o estudante possua renda (o pagamento será retido da fonte mensalmente).