Atenção vestibulandos, inscrições do Fies começaram nesta terça-feira (28). Os estudantes que desejam tentar uma vaga em universidade privada por meio do Financiamento Estudantil devem ficar atentos. O processo de inscrição começou hoje e se estenderá até esta sexta-feira (31). Os interessados devem se cadastrar na página do programa e selecionar os cursos de interesse.
Após uma semana de atraso, o Ministério da Educação liberou o cadastramento do Fies. O programa é destinado para os brasileiros de baixa renda que não conseguiram obter uma vaga nas universidades públicas.
Por meio dele, é possível entrar em uma instituição privada e conseguir financiar 100% das mensalidades, pagando o valor após o término do curso.
No entanto, é preciso ter ciência de que há duas modalidades para quem for tentar uma vaga. A primeira é destinada para os estudantes com renda mensal de até três salários mínimos e garante uma taxa de juros zerada. Já a segunda é para quem tem renda de até cinco salários e conta com acréscimos no fim do contrato.
O valor total cobrado pelo Fies varia de acordo com a mensalidade da instituição onde o aluno se matriculou e também leva em consideração o tempo total em que o contrato será quitado. Normalmente, há um prazo de até 4 anos após o recebimento do diploma.
Como se inscrever no Fies
O primeiro passo é acessar a página do Fies (http://fies.mec.gov.br/). Depois, bata clicar em ‘minha inscrição’ e criar uma conta ‘gov.br’ mediante o cadastro no ‘login único’.
Feito isso, é só informar as três opções de cursos, turno e local que deseja tentar a vaga e aguardar o resultado que levará em consideração, entre outros pontos, a nota final obtida no enem.
Cronograma do Fies
- Início das inscrições: 28 de julho
- Fim das inscrições: 31 de julho (até 23h59)
- Resultado: 4 de agosto
- Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)
- Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.
- Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)
Normas para a inscrição
- Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação
- Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos