UFPE pretende dar bônus na nota do Enem para feras de Pernambuco; entenda!

Estudantes que pretendem concorrer às vagas nos cursos de Medicina, Cinema, Oceanografia e Geologia, no campus de Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), poderão ganhar bônus na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

UFPE pretende dar bônus na nota do Enem para feras de Pernambuco; entenda!
UFPE pretende dar bônus na nota do Enem para feras de Pernambuco; entenda! (Imagem: Reprodução Google)

O bônus será destinado àqueles que estudam e moram no estado do Pernambuco. A proposta é que esse público tenha um acréscimo de 10% em suas médias, para concorrer a um desses quatro cursos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O projeto para ampliar a oferta de bônus para os feras de Pernambuco é do reitor Alfredo Gomes, e será votado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da universidade. 

Atualmente, esse benefício já existe dentro da UFPE, para estudantes que são egressos da Zona da Mata e do Agreste do estado, e que se candidatam às vagas em cursos ministrados em Vitória de Santo Antão e Caruaru. 

Ocupação de vagas na UFPE

Uma pesquisa realizada em 2019 pela própria universidade, para saber a origem dos candidatos aprovados no curso de medicina, mostra que das 140 vagas ofertadas, 53 são ocupadas por pernambucanos. Isso representa 37,9% das vagas. 

As 87 vagas restantes (62,1%) foram ocupadas por vestibulandos de outros estados. Entre os principais: São Paulo e Minas Gerais. 

De acordo com a pró-reitoria, no ano de 2018,  os quatro cursos que possuem mais alunos de outros estados brasileiros são medicina (55%), oceanografia (43%), cinema (38%) e biomedicina (34%). 

Bônus em universidades

Existem outras universidades no país que também aderem ao mesmo benefício em alguns de seus cursos. 

Entre essas, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com bônus de 20% aos estudantes que disputam vagas na modalidade  de ampla concorrência. Neste caso, o estudante precisa ter cursado parte do ensino fundamental e todo o ensino médio no estado. 

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também oferta bônus de 7% aos estudantes que cursaram todo o ensino médio no estado. 

Além disso, também tem a Universidade Federal do Acre (Ufac), com bônus de 15% aos vestibulandos da ampla concorrência, que também cursaram o ensino médio no Acre. 

Decisão

A votação para decisão da ampliação do bônus regional será em reunião da CEPE, ainda sem uma data definida.