Após período de inscrições do SISU e ProUni, cronograma do Fies 2020.2 será iniciado

Para quem deseja ingressar no ensino superior, depois do Sisu e do Prouni, está chegando o momento de ofertas de vagas no programa de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As oportunidades são destinadas à instituições privadas de ensino, e as inscrições do Fies 2020.2 serão entre os dias 21 a 24 de julho

Após período de inscrições do SISU e ProUni, cronograma do Fies 2020.2 será iniciado
Após período de inscrições do SISU e ProUni, cronograma do Fies 2020.2 será iniciado (Imagem: Reprodução Google)

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é auxiliar estudantes no financiamento de cursos superiores que não são gratuitos. Neste ano, há novas modalidades que possibilitam juros zero à quem precisa. 

Funciona em uma escala de financiamento que vai variar de acordo com a renda bruta familiar do candidato.

Se a renda bruta familiar, per capita, for até 3 salários mínimos, pode concorrer ao financiamento de juros zero. 

As prestações realizadas serão de acordo com a renda limite do candidato. O objetivo é diminuir os encargos, de acordo com a situação financeira do estudante.

 Os candidatos poderão se inscrever, apenas, nos cursos que estiverem disponíveis no sistema do Fies.

Inscrição e classificação no Fies

As inscrições serão feitas de forma unicamente online.  No primeiro momento, serão realizadas, entre os dias 15 a 17 de julho, a complementação de inscrições que foram postergadas para o segundo semestre.

Logo após, começarão as inscrições oficiais. O resultado será divulgado no dia 28 de julho.

O sistema de seleção também conta com nota de corte, que é a menor nota entre os selecionados em um grupo de preferência. Neste caso, a nota é apenas de caráter informativo.

A classificação e pré-seleção dos candidatos se dará por ordem decrescente, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio.

Será, ainda, de acordo com o grupo de preferência à vaga no qual se inscreveram, atendendo as prioridades de curso, turno e local de oferta. Observando ainda a seguinte sequência:

  1. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  2. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  3. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; 
  4. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Cronograma Fies 2020.2

Complementação da inscrição postergada: 15 a 17 de julho de 2020

Inscrições: 21 a 24 de julho de 2020

Resultado: 28 de julho de 2020

Complementação das informações da inscrição: 28 a 30 de julho de 2020

Lista de espera: 28 de julho a 31 de agosto de 2020

 

Amanda CastroAmanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.