Veja como se inscrever no FIES 2020 e garantir o financiamento do seu curso superior

Atenção vestibulandos, inscrições do Fies começaram nesta terça-feira (28). Os estudantes que desejam tentar uma vaga em universidade privada por meio do Financiamento Estudantil devem ficar atentos. O processo de inscrição começou hoje e se estenderá até esta sexta-feira (31). Os interessados devem se cadastrar na página do programa e selecionar os cursos de interesse.   

Veja como se inscrever no FIES 2020 e garantir o financiamento do seu curso superior (Imagem: Reprodução - Google)
Veja como se inscrever no FIES 2020 e garantir o financiamento do seu curso superior (Imagem: Reprodução – Google)

Após uma semana de atraso, o Ministério da Educação liberou o cadastramento do Fies. O programa é destinado para os brasileiros de baixa renda que não conseguiram obter uma vaga nas universidades públicas.

Por meio dele, é possível entrar em uma instituição privada e conseguir financiar 100% das mensalidades, pagando o valor após o término do curso.  

No entanto, é preciso ter ciência de que há duas modalidades para quem for tentar uma vaga. A primeira é destinada para os estudantes com renda mensal de até três salários mínimos e garante uma taxa de juros zerada. Já a segunda é para quem tem renda de até cinco salários e conta com acréscimos no fim do contrato.  

O valor total cobrado pelo Fies varia de acordo com a mensalidade da instituição onde o aluno se matriculou e também leva em consideração o tempo total em que o contrato será quitado. Normalmente, há um prazo de até 4 anos após o recebimento do diploma.  

Como se inscrever no Fies 

O primeiro passo é acessar a página do Fies (http://fies.mec.gov.br/). Depois, bata clicar em ‘minha inscrição’ e criar uma conta ‘gov.br mediante o cadastro no ‘login único’.

Feito isso, é só informar as três opções de cursos, turno e local que deseja tentar a vaga e aguardar o resultado que levará em consideração, entre outros pontos, a nota final obtida no enem 

Cronograma do Fies 

  • Início das inscrições: 28 de julho 
  • Fim das inscrições: 31 de julho (até 23h59) 
  • Resultado: 4 de agosto 
  • Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59) 
  • Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera. 
  • Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59) 

Normas para a inscrição 

  • Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação 
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.