Veja como se inscrever no FIES 2020 e garantir o financiamento do seu curso superior

Atenção vestibulandos, inscrições do Fies começaram nesta terça-feira (28). Os estudantes que desejam tentar uma vaga em universidade privada por meio do Financiamento Estudantil devem ficar atentos. O processo de inscrição começou hoje e se estenderá até esta sexta-feira (31). Os interessados devem se cadastrar na página do programa e selecionar os cursos de interesse.   

Veja como se inscrever no FIES 2020 e garantir o financiamento do seu curso superior (Imagem: Reprodução - Google)
Veja como se inscrever no FIES 2020 e garantir o financiamento do seu curso superior (Imagem: Reprodução – Google)

Após uma semana de atraso, o Ministério da Educação liberou o cadastramento do Fies. O programa é destinado para os brasileiros de baixa renda que não conseguiram obter uma vaga nas universidades públicas.

Por meio dele, é possível entrar em uma instituição privada e conseguir financiar 100% das mensalidades, pagando o valor após o término do curso.  

No entanto, é preciso ter ciência de que há duas modalidades para quem for tentar uma vaga. A primeira é destinada para os estudantes com renda mensal de até três salários mínimos e garante uma taxa de juros zerada. Já a segunda é para quem tem renda de até cinco salários e conta com acréscimos no fim do contrato.  

O valor total cobrado pelo Fies varia de acordo com a mensalidade da instituição onde o aluno se matriculou e também leva em consideração o tempo total em que o contrato será quitado. Normalmente, há um prazo de até 4 anos após o recebimento do diploma.  

Como se inscrever no Fies 

O primeiro passo é acessar a página do Fies (http://fies.mec.gov.br/). Depois, bata clicar em ‘minha inscrição’ e criar uma conta ‘gov.br mediante o cadastro no ‘login único’.

Feito isso, é só informar as três opções de cursos, turno e local que deseja tentar a vaga e aguardar o resultado que levará em consideração, entre outros pontos, a nota final obtida no enem 

Cronograma do Fies 

  • Início das inscrições: 28 de julho 
  • Fim das inscrições: 31 de julho (até 23h59) 
  • Resultado: 4 de agosto 
  • Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59) 
  • Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera. 
  • Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59) 

Normas para a inscrição 

  • Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação 
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.