INSS segue reformulando suas normas de funcionamento mediante a permanência do novo coronavírus. A partir desta segunda-feira (27), os aposentados e pensionistas de Sergipe contarão com um sistema drive thru na hora de resolverem suas pendências. O novo modelo foi adotado pelo instituto como uma forma de evitar a contaminação do covid-19 e deverá ficar em atuação ao longo das próximas semanas.
Mediante a proliferação do novo coronavírus, o INSS precisou minimizar a recepção de pessoas em suas unidades e até mesmo paralisar totalmente os atendimentos presenciais. No entanto, a partir dos próximos dias alguns serviços voltarão a funcionar com um regime específico.
Quem for recepcionado pelo drive thru, deverá apresentar toda a documentação de identificação e ter feito um agendamento prévio informando o serviço que precisará realizar.
A nova modalidade foi intitulada pelo próprio INSS como ‘Cumprimento Expresso de Exigência’ e impedirá que os cidadãos tenham contato físico com o servidor.
Além de Sergipe, todas as demais capitais do Nordeste irão adotar a programação, para minimizar o número de conclusão de processos pendentes até que a pandemia seja contida.
Como ser atendido do drive thru do INSS
Para poder verificar suas burocracias em falta, o cidadão deve consultar os canais remotos do INSS, como o telefone 135 ou então o app Meu INSS.
Caso identifique alguma atividade de caráter emergencial que precise ser feita, ele deve ir até uma agência com o drive thru, das 7h até às 13h, levando cópias dos documentos que estão em falta para a regularização de seus benefícios.
Antes de entrar os dados, o segurado receberá um formulário, onde precisará preencher, assinar e colocar no mesmo envelope sua documentação.
Feito isso, basta depositar na urna que está do lado de fora das unidades e colocar nela os seguintes informes de identificação:
- Nome completo do segurado;
- CPF do segurado;
- Endereço completo com CEP;
- Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá;
- Endereço de e-mail, se tiver;
- Data em que o envelope está sendo deixado na agência.
Depois de entregar, basta acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS ou pelo 135.