Acelere o pedido de aposentadoria do INSS seguindo ESTES passos

A fila de segurados esperando uma resposta do INSS está cada vez maior. O mês de junho fechou com 1,38 milhão de pessoas que solicitaram aposentadoria. Vale ressaltar que, desse total, cerca de 863 mil já passaram o prazo legal, que é de 45 dias.

Acelere o pedido de aposentadoria do INSS seguindo ESTES passos
Acelere o pedido de aposentadoria do INSS seguindo ESTES passos (Foto: Google)

Recentemente, o INSS criou um sistema de atendimento eletrônico para tentar diminuir essa fila. No mês de janeiro, a fila chegou a ter mais de 2 milhões de solicitações paradas. O órgão tem conseguido reduzir a quantidade de pessoas aguardando, porém ainda não é o suficiente.

É importante lembrar que, existem algumas dicas que podem ajudar a acelerar o processo para o segurado.

Dicas para acelerar a aposentadoria do INSS

A primeira coisa é estar com tudo certinho antes de entrar com o pedido de aposentadoria. Afinal, muitos dos pedidos estão parados por falta de documentos ou por informações divergentes. Por isso, é essencial estar com tudo organizado na hora de efetuar sua solicitação.

O ideal é conferir se todos os seus vínculos empregatícios estão corretos e se o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) está em ordem.

Outro ponto importante é que o segurado deve ficar atento aos pedidos de “cumprimento de exigência”. O INSS pode enviar uma carta, solicitando que o beneficiário vá até uma agência para apresentar um determinado documento.

Normalmente, isso acontece quando há alguma divergência de informação e há a necessidade de conferência. Por isso, é importante ter todos os documentos em dia para apresentar, se solicitado. Essa solicitação ocorre no momento em que a instituição estiver analisando o seu caso.

Mandado de segurança

Em alguns casos, o segurado pode entrar com o pedido de mandado de segurança. Nesse caso, o INSS é obrigado a conceder o benefício dentro do prazo estipulado. Em resumo, dentro de 15 a 30 dias, o beneficiário passa a receber sua aposentadoria.

Mas é preciso se atentar, pois o ideal é solicitar apenas se você não tem outra renda. Aqueles que estiverem trabalhando podem ter o mandado de segurança negado.

Vale ressaltar que, se o INSS pedir um “cumprimento de exigência”, o segurado não pode entrar com mandado de segurança. Afinal, já existe explicitamente o motivo da não liberação do benefício e cabe ao segurado fazer sua parte.

 

 

 

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA