Pedido de aposentadoria do INSS ainda não foi liberado? Entenda os motivos!

Ao pedir um benefício do INSS, precisamos ficar atentos a toda a documentação necessária. A falta de um documento ou comprovante faz com que o benefício não seja concedido. Por isso é importante acompanhar o requerimento para saber se o Instituto fez algum pedido complementar.

Pedido de aposentadoria do INSS ainda não foi liberado? Entenda os motivos!
Pedido de aposentadoria do INSS ainda não foi liberado? Entenda os motivos! (Imagem FDR)

De acordo com o INSS, existem atualmente 917.527 requerimentos que já foram analisados e estão aguardando que o segurado envie a documentação que falta para a análise ser concluída.

Pode ter faltado um comprovante de um determinado emprego, cópia da carteira de trabalho, carnês de contribuição, etc.

É possível consultar e saber se é necessário a entrega de algum documento extra através do site, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Saiba se há pendências

  • No site Meu INSS clique em Entrar. No aplicativo (disponível para iOS e Android) também é possível fazer a consulta.
Meu INSS 1 - Reprodução - Reprodução
  • Na sequência, se já possuir cadastro prévio, insira seu CPF e, depois vá em “Avançar”. Caso não tenha cadastro, clique em “Crie sua conta gov.br” e siga as instruções.
Meu INSS 2 - Reprodução - Reprodução
  • Agora coloque sua senha
Meu INSS 3 - Reprodução - Reprodução
  • Na página principal, vá em serviços em destaque e escolha por agendamentos/solicitações
Meu INSS 4 - Reprodução - Reprodução
  • Aqui você pode visualizar seus agendamentos no INSS. Selecione a data em que você fez o pedido de aposentadoria, pensão ou auxílio e veja se aparece a mensagem “Exigência”. Se isso aparecer, quer dizer que é preciso apresentar documento extra para o INSS. Clique na lupa para ver o que precisa apresentar. Se a mensagem for “Concluída”, o INSS já analisou seu pedido. Se aparecer “Em análise”, o instituto ainda não tem uma decisão final sobre sua solicitação.
Meu INSS 5 - Reprodução - Reprodução
  • Nesta página você vai ver em detalhes seu pedido e os dados pessoais. Selecione Comentários. Aqui está a informação de quais documentos precisam para o andamento da solicitação.
Meu INSS - Reprodução - Reprodução
  • Ao final da página, em “Responda aqui” é possível escrever observações ou informações que considera importante ou que o INSS pediu esclarecimento. Clique em “anexar documentos” para juntar a documentação exigida. Revise as informações e, depois, clique em “Enviar”. É possível gerar um número comprovante.
Meu INSS 3 - Reprodução - Reprodução

Pedido negado mesmo com correções

Nos casos em que mesmo com toda a documentação pedida, a requisição for negada, o advogado previdenciário João Badari aconselha que o segurado recorra administrativamente ou entre com ação na Justiça.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.