Consignado do INSS recebe novas regras de funcionamento na pandemia

Na quinta-feira, dia 23, o INSS anunciou algumas mudanças nos empréstimos consignados de aposentados e pensionistas. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta mesma data. Vale ressaltar que as mudanças vão vigorar enquanto houver o estado de calamidade pública, por conta da pandemia. Basicamente, estará em vigor até o dia 31 de dezembro, pelo menos à princípio.

Consignado do INSS recebe novas regras de funcionamento na pandemia
Consignado do INSS recebe novas regras de funcionamento na pandemia (Foto: Google)

As novas regras já estão funcionando e tem as seguintes modificações:

  • prazo para liberação do empréstimo;
  • prazo de carência para cobrança da primeira parcela;
  • limite para operações com cartão de crédito ampliado.

Com a nova medida, o desbloqueio dos empréstimos consignados deve acontecer em até 30 dias após a autorização. Anteriormente, o prazo era de 90 dias.

De acordo com o INSS, outra mudança é com relação ao tempo de carência. “As instituições financeiras ou entidades de previdência complementar poderão ofertar prazo de carência para o início do desconto da primeira parcela no benefício previdenciário, para o pagamento de empréstimos nas modalidades consignação e retenção, no prazo máximo de 90 dias, a contar do início do contrato”, informou o INSS de forma oficial.

Reabertura das agências do INSS

A reabertura gradual das agências do INSS está marcada para o dia 3 de agosto. Sendo assim, o atendimento remoto está prorrogado até o dia 31 de julho. Vale lembrar que, mesmo após a reabertura, muitos atendimentos ainda poderão ser realizados de forma digital.

No começo, o tempo de abertura das agências será reduzido, cerca de seis horas diárias. Além disso, o número de servidores também será menor.

É importante ressaltar que, para que o funcionamento seja eficaz e seguro, algumas regras deverão ser seguidas.

Os atendimentos serão agendados previamente por meio do Meu INSS, tanto pelo site, quanto pelo aplicativo. Além disso, os segurados precisarão utilizar máscaras dentro das agências e manter o distanciamento adequado com outras pessoas.

Para ter acesso ao Meu INSS, o segurado pode entrar no endereço meu.inss.gov.br ou através do aplicativo com o mesmo nome. O app está disponível gratuitamente para usuários Android e iOS. Basta acessar a Google Play Store ou Apple Store e fazer o download.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!