Meu INSS: Aprenda a agendar sua visita em uma das unidades

Pandemia do novo coronavírus amplifica serviços digitais do INSS. Após passar por um período de isolamento, o Instituto Nacional do Seguro Social voltará a abrir suas unidades presenciais. O funcionamento terá início a partir do mês de agosto e acontecerá mediante um regime de fiscalização para evitar a proliferação da doença. 

Meu INSS: Aprenda a agendar sua visita em uma das unidades (Imagem: Reprodução – Google)

Quem precisar comparecer até uma agência, precisará antes de mais nada fazer seu agendamento pela internet. 

O agendamento do INSS é simples e pode ser feito tanto pelo aplicativo Meu INSS, quanto pelo site do instituto. Nele, o usuário precisará informar qual serviço desejará realizar na unidade, podendo ser perícias médias, atualizações cadastrais, entre outros.  

Nesse momento, os atendimentos terão como base as seguintes categorias:  

  • Serviços e pedidos de aposentadoria 
  • Pedido de aposentadoria especial
  • Perícia para auxílio-doença 
  • Pedido de aposentadoria por invalidez 

Passo a passo do agendamento online do INSS 

Ao abrir a página do INSS, o primeiro passo a se fazer é entrar na área de acesso pessoal. Para isso, basta fornecer os dados de identificação e cadastrar uma senha (para quem for se conectar pela primeira vez).  

Com o login feito, a próxima etapa consiste na criação de um requerimento. Basta selecionar, no menu a opção “Agendamentos/Solicitações” e nela conferir se você tem algum requerimento em aberto.

Caso não haja, aparecerá a seguinte mensagem: “nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Dessa forma, é só clicar no ícone ‘novo requerimento’ e confirmar a solicitação.  

Na sequência, será preciso informar o serviço de atendimento, seguindo a lista mencionada acima. Depois que confirmar, ao carregar a tela, fique atento aos dados que lhe serão apresentando, verificando se suas informações de contato estão todas corretas.  

Por fim, basta escolher a agência onde desejará ser atendido. É recomendável que o local seja o mais próximo de sua residência. Informe o horário em que poderá comparecer e confirme o procedimento. 

Feito isso, basta esperar a data marcada e levar o comprovante gerado no site para comprovar que o agendamento foi feito. O documento pode ser impresso na área pessoal, onde há os informes de requerimento. Em caso de desistência, realize as mesmas etapas para cancelar.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.