Agências do INSS em Sergipe iniciam atendimento “drive thru” nesta segunda-feira (27)

INSS segue reformulando suas normas de funcionamento mediante a permanência do novo coronavírus. A partir desta segunda-feira (27), os aposentados e pensionistas de Sergipe contarão com um sistema drive thru na hora de resolverem suas pendências. O novo modelo foi adotado pelo instituto como uma forma de evitar a contaminação do covid-19 e deverá ficar em atuação ao longo das próximas semanas.   

Agências do INSS em Sergipe iniciam atendimento "drive thru" nesta segunda-feira (27) (Imagem: Reprodução - Google)
Agências do INSS em Sergipe iniciam atendimento “drive thru” nesta segunda-feira (27) (Imagem: Reprodução – Google)

Mediante a proliferação do novo coronavírus, o INSS precisou minimizar a recepção de pessoas em suas unidades e até mesmo paralisar totalmente os atendimentos presenciais. No entanto, a partir dos próximos dias alguns serviços voltarão a funcionar com um regime específico 

Quem for recepcionado pelo drive thru, deverá apresentar toda a documentação de identificação e ter feito um agendamento prévio informando o serviço que precisará realizar.

A nova modalidade foi intitulada pelo próprio INSS como ‘Cumprimento Expresso de Exigência’ impedirá que os cidadãos tenham contato físico com o servidor.  

Além de Sergipe, todas as demais capitais do Nordeste irão adotar a programação, para minimizar o número de conclusão de processos pendentes até que a pandemia seja contida.  

Como ser atendido do drive thru do INSS 

Para poder verificar suas burocracias em falta, o cidadão deve consultar os canais remotos do INSS, como o telefone 135 ou então o app Meu INSS.

Caso identifique alguma atividade de caráter emergencial que precise ser feita, ele deve ir até uma agência com o drive thru, das 7h até às 13h, levando cópias dos documentos que estão em falta para a regularização de seus benefícios.  

Antes de entrar os dados, o segurado receberá um formulário, onde precisará preencher, assinar e colocar no mesmo envelope sua documentação.

Feito isso, basta depositar na urna que está do lado de fora das unidades e colocar nela os seguintes informes de identificação:  

  • Nome completo do segurado; 
  • CPF do segurado; 
  • Endereço completo com CEP; 
  • Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá; 
  • Endereço de e-mail, se tiver; 
  • Data em que o envelope está sendo deixado na agência. 

Depois de entregar, basta acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS ou pelo 135.  

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.