Consulta da restituição do IR 2020: Passo a passo para saber se está no 3º lote

Desde a última sexta-feira, dia 24, a Receita Federal disponibilizou a consulta para o 3º lote da restituição do IR 2020. De acordo com informações do Fisco, serão contemplados 3.985.007 de contribuintes. Nesse caso, serão disponibilizados mais de R$ 5,7 bilhões para os pagamentos.

Consulta da restituição do IR 2020: Passo a passo para saber se está no 3º lote
Consulta da restituição do IR 2020: Passo a passo para saber se está no 3º lote (Foto: Google)

O depósito será realizado diretamente nas contas informadas pelos contribuintes, no ato do envio da declaração. O valor ficará disponível sete dias depois da abertura das consultas, ou seja, no próximo dia 31.

Vale lembrar que o primeiro lote começou a ser pago ainda em maio e contemplou os chamados preferenciais. Nesse caso, os primeiros a receber foram os idosos, portadores de deficiência ou doenças graves.

Todo contribuinte que, depois de todos os ajustes entre receitas e despesas, sofreu retenção na fonte maior do que o seu imposto devido, terá direito à restituição. Por isso, fique atento ao calendário.

Confira o calendário completo da restituição do IR 2020

Lote Data
1º Lote 29 de maio
2º Lote 30 de junho
3º Lote 31 de julho
4º Lote 31 de agosto
5º Lote 30 de setembro

 

Como consultar a restituição do 3º lote do IR 2020

Para consultar o contribuinte tem algumas opções:

  • Site oficial da Receita Federal;
  • Telefone no número 146;
  • Por meio dos aplicativos do órgão disponível para smartphones e tablets.

O aplicativo está disponível para ser baixado de forma gratuita, através da Google Play Store ou Apple Store.

Após acessar o site ou o aplicativo, basta inserir seus dados e escolher a declaração que gostaria de obter a informação.

Vale lembrar que o contribuinte precisa utilizar o dinheiro dentro de um ano. Após esse prazo, o valor não mexido retornará para a Receita Federal. Caso isso ocorra, o contribuinte pode fazer um novo requerimento para ter acesso ao dinheiro novamente.

O requerimento pode ser realizado no mesmo site onde é feita a consulta. Basta enviar o formulário eletrônico “Pedido de Pagamento de Restituição”.

Esse pedido pode ser feito em até, no máximo, 5 anos. Passado esse período não é mais possível pedir o valor perdido da restituição.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!