Fim das deduções do IR? Proposta do governo diz que SIM!

Um dos principais pleitos do governo Bolsonaro é arealização da reforma tributária, que conta com diversos pontos a serem incluídos, entre eles o fim das deduções do IR (Imposto de Renda).

Fim das deduções do IR? Proposta do governo diz que SIM! (Montagem/FDR)
Fim das deduções do IR? Proposta do governo diz que SIM! (Montagem/FDR)

Segundo o texto, a ideia agora é tentar alterar pontos relacionados ao IR. Em suma, a expectativa é fazer este público perder as deduções de saúde e educação e, como consequência, pagar mais impostos.

Porém, a medida ainda está em análise pela equipe do Ministério da Economia e texto final deverá ser escrito nos próximos dias. É importante lembrar que, na última terça-feira (22), no qual prevê a unificação do PIS/Cofins.

Mas a questão do IR deverá ser tratada apenas quando apresentado ao Congresso. Com isso, haverá uma questão intitulada para o IR da pessoa jurídica, no qual a intenção é diminuir o recolhimento.

Porém, com os dividendos, hoje isentos, serão tributados. A partir de então, a empresa pagará menos tributo. Por outro lado,os sócios passarão a recolher imposto sobre o lucro distribuído.

Além deste ponto, ainda há outras questões ligadas aos impostos, como a desoneração da folha de pagamentos, nos quais contribuição patronal será reduzida ou eliminada, que é o sonho do governo.

Outra ideia da equipe econômica é desonerar a folha de pagamentos. Mas a sua implementação depende de alguns pontos, como a criação de um novo imposto, no qual governo tem interesse de chamar de nova CPMF.

Por fim, ainda está sendo observado pontos ligados ao Imposto sobre Produtos Industrializados, que ainda não foi tratado na primeira etapa enviada ontem ao Congresso. É importante destacar que o IPI é uma fonte de privilégios.

Já os subsídios, como o que recebe a indústria automobilística, são aplicados em descontos nesse tributo. O benefício fiscal da Zona Franca de Manaus também está no IPI. Ainda não se sabe detalhes sobre como irá realizar estes pontos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!