Atenção universitários! Nessa semana, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informou que irá retomar as convocações para os estudantes que estão na lista de espera do processo seletivo de 2020.1. De acordo com a instituição, aqueles que estão inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deverão conferir o novo chamamento nesta sexta-feira (24).
A seleção do Sisu nada mais é do que uma espécie de processo seletivo para as principais universidades públicas do país, usando como base para seleção a nota conquistada no ENEM do ano anterior.
No caso da UFU, quem não conseguiu a classificação no primeiro semestre deste ano, deverá consultar se foi convocado para começar a cursar a partir do mês de agosto.
O procedimento será feito online, no site da própria universidade, que publicará o nome dos aprovados na quinta chamada.
Sendo classificado, o estudante deverá, ainda no mesmo dia (24) informar se tem interesse em manter-se na instituição.
A pré matricula deverá ser feita entre às 12h no dia 28 de julho, também pelo site da faculdade. Já o procedimento de matricula final ocorrerá entre os dias 28 e 30 de julho, por meio do envio dos documentos solicitados pelo edital.
A UFU informou ainda que, os aprovados nas listas anteriores, mas com as matriculas não efetuadas mediante a pandemia do novo coronavírus, deverão acompanhar o portal da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) para saberem as datas das convocações e cumprimentos das inscrições.
UFU terá aulas remotas
Com a permanência do novo coronavírus em todo o território nacional, a reitoria administrativa informou que as aulas do segundo semestre deste ano, realizadas entre os meses de agosto até dezembro, deverão ser feitas de forma remota.
A retomada digital é dedicada para os cursos de graduação, que contarão com plataformas de aula na internet para não atrasarem o ano letivo.
A decisão foi tomada mediante uma determinação do Ministério Público Federal (MPF) que solicitou a volta das atividades visando não acumular o número de aprovados.
Para que os cursos funcionem, a universidade está desenvolvendo um plano de aulas, mediante consultas com os próprios alunos, de modo que garanta o interesse de suas participações.
Desde o mês de abril as portas da universidade foram fechadas, tendo em vista a necessidade do isolamento social.