UFU retoma 5ª chamada da lista de espera do SISU 2020

Atenção universitários! Nessa semana, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informou que irá retomar as convocações para os estudantes que estão na lista de espera do processo seletivo de 2020.1. De acordo com a instituição, aqueles que estão inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deverão conferir o novo chamamento nesta sexta-feira (24). 

UFU retoma chamada da 5ª lista de espera do SISU 2020 (Imagem: Reprodução - Google)
UFU retoma chamada da 5ª lista de espera do SISU 2020 (Imagem: Reprodução – Google)

A seleção do Sisu nada mais é do que uma espécie de processo seletivo para as principais universidades públicas do país, usando como base para seleção a nota conquistada no ENEM do ano anterior.

No caso da UFU, quem não conseguiu a classificação no primeiro semestre deste ano, deverá consultar se foi convocado para começar a cursar a partir do mês de agosto. 

O procedimento será feito online, no site da própria universidade, que publicará o nome dos aprovados na quinta chamada.  

Sendo classificado, o estudante deverá, ainda no mesmo dia (24) informar se tem interesse em manter-se na instituição.

pré matricula deverá ser feita entre às 12h no dia 28 de julho, também pelo site da faculdade. Já o procedimento de matricula final ocorrerá entre os dias 28 e 30 de julho, por meio do envio dos documentos solicitados pelo edital. 

A UFU informou ainda que, os aprovados nas listas anteriores, mas com as matriculas não efetuadas mediante a pandemia do novo coronavírus, deverão acompanhar o portal da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) para saberem as datas das convocações e cumprimentos das inscrições.  

UFU terá aulas remotas 

Com a permanência do novo coronavírus em todo o território nacional, a reitoria administrativa informou que as aulas do segundo semestre deste ano, realizadas entre os meses de agosto até dezembro, deverão ser feitas de forma remota.

 A retomada digital é dedicada para os cursos de graduação, que contarão com plataformas de aula na internet para não atrasarem o ano letivo.  

A decisão foi tomada mediante uma determinação do Ministério Público Federal (MPF) que solicitou a volta das atividades visando não acumular o número de aprovados.

Para que os cursos funcionem, a universidade está desenvolvendo um plano de aulas, mediante consultas com os próprios alunos, de modo que garanta o interesse de suas participações.  

Desde o mês de abril as portas da universidade foram fechadas, tendo em vista a necessidade do isolamento social.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.