Unicamp divulga calendário do vestibular 2021; inscrições começam dia 30

Vestibulandos de todo o país que desejam ingressar na Unicamp, a universidade estadual de São Paulo localizada em Campinas, devem ficar atento ao calendário oficial do vestibular para ingresso no ano de 2021.

Unicamp divulga calendário do vestibular 2021; inscrições começam dia 30
Unicamp divulga calendário do vestibular 2021; inscrições começam dia 30 (Imagem: Reprodução/Google)

O cronograma foi aprovado por professores de cursinhos preparatórios, de acordo com reportagem do portal G1. É importante lembrar que a primeira fase que seria em novembro também foi adiada.

O motivo observado foi a pandemia do novo coronavírus. Com isto, as novas datas são 6 e 7 de janeiro, o que faz com que as instituições listem apostas sobre conteúdos do exame e analisarem o que muda na preparação dos estudantes.

Os interessados em concorrerem a uma das vagas devem ficar atentos a inscrição que abre no próximo dia 30 de julho. O processo avaliativo de provas será realizado em dois dias, para evitar uma grande concertação.

Segundo a comissão organizadora (Comvest), o calendário definido de datas para as provas obedece o esquema de dois dias pela primeira vez. Medida visa evitar aglomeração de candidatos. A data de realização da prova depende do curso escolhido:

  • 06/01: cursos do segmento de ciências humanas/artes e de exatas/tecnológicas
  • 07/01: cursos das áreas de ciências biológicas/saúde

Com o novo calendário divulgado, agora os estudantes devem se preparar para as duas fases do vestibular. Vale ressaltar que na 1ª fase, no qual corresponde dois dias de aplicação de prova, exame é formado por 72 questões objetivas, sendo:

  • 12 questões de língua portuguesa e literatura;
  • 12 de matemática;
  • 8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química.

Os locais de aplicação da prova subirá de 31 para 33, com a inclusão das cidades de Barueri (SP) e Fernandópolis (SP). Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE) continuam recebendo a aplicação das provas.

Já na 2ª fase, o formato é o mesmo já conhecido, sendo aplicado no primeiro dia: oito questões de português, duas interdisciplinares de inglês e uma redação.

E no segundo dia seis questões de matemática; duas questões interdisciplinares de ciências humanas; duas questões interdisciplinares de ciências da natureza e parte específica por área.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!