Entenda o motivo da Unicamp optar por não usar as notas do Enem no vestibular 2021

Com o recente anúncio do Ministério da Educação (MEC), de que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado em janeiro de 2021, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) pretende analisar se utilizará ou não os resultados do exame como porta de entrada dos estudantes à universidade. 

Entenda o motivo da Unicamp optar por não usar as notas do Enem no vestibular 2021
Entenda o motivo da Unicamp optar por não usar as notas do Enem no vestibular 2021 (Imagem: Reprodução Google)

Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas instituições mudaram o formato e datas de processos seletivos.

Dessa forma, conforme o calendário acadêmico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a primeira fase do vestibular da instituição ficou marcado para o mês  de janeiro. 

A segunda fase do vestibular seria aplicado em fevereiro. Com isso, pelo cronograma acadêmico da universidade, o início das aulas ficou aprovado para o dia 15 de março de 2021

Enem 2020

Entretanto, em coletiva realizada na última quarta-feira (08), o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, junto ao presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, anunciaram que o Enem também será realizado em janeiro. 

A versão impressa do Enem 2020 será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já para os estudantes que optaram por realizar a versão digital do exame, farão a prova nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As datas foram definidas por meio de diálogos entre as secretarias estaduais de educação e entidades representativas das instituições de ensino superior. 

Além disso, também houve uma consulta pública com estudantes que farão o exame para definir qual a melhor data para realização da prova.

Assim, há um conflito de datas entre o cronograma da Unicamp e do Enem. Isso porque o resultado do Enem 2020 só será divulgado no dia 29 de março de 2021. Momento em que as aulas na Unicamp já teriam iniciado. 

Nota da Unicamp

A Comvest anunciou que vai analisar os impactos à instituição diante as novas datas do Enem 2020. 

A comissão também manifestou o interesse em continuar utilizando o sistema de seleção do edital Enem-Unicamp. Mas, caso os resultados não sejam disponibilizados em tempo hábil, as vagas serão transferidas para vestibular

A Comvest informou também que está em contato com a Fuvest e Vunesp para definir as datas do Vestibular 2021 da Unicamp. O anúncio oficial em relação ao Enem será feito dentro de dez dias.