UFT cancela vestibular 2020.2! Saiba como utilizar o SISU para estudar na universidade

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o vestibular 2020.2 da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi cancelado. A instituição devolverá o valor da inscrição aos candidatos, e o ingresso à universidade será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

publicidade
UFT cancela vestibular 2020.2! Saiba como utilizar o SISU para estudar na universidade
UFT cancela vestibular 2020.2! Saiba como utilizar o SISU para estudar na universidade (Imagem: Reprodução Google)
publicidade

O processo seletivo oferecia, ao todo, 781 vagas distribuídas em 42 cursos em todos os campus de Tocantins. As inscrições foram realizadas no mês de maio, e a taxa custou um valor de R$ 120. 

Para quem se inscreveu no vestibular, é preciso ficar atento ao site da Coordenação Permanente de Seleção (Codese) da universidade. É por lá que serão divulgados maiores informações da devolução do dinheiro aos inscritos.

Processo seletivo do Sisu

Mas, para aqueles que ainda querem disputar uma oportunidade na UFT, a seleção ocorrerá por meio do Sisu. As inscrições já estão abertas, e podem ser efetuadas até o dia 10 de julho.

Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha feito o Enem 2019, sem ter zerado a nota de redação.

A lista de aprovados na chamada regular do Sisu será divulgada no dia 14 de julho (terça-feira). Já a matrícula será realizada de forma online, entre os dias 16 a 21 de julho. 

Quem não for aprovado na chamada regular, pode concorrer na lista de espera da universidade.

Para isso, basta manifestar interesse na primeira ou segunda opção de curso escolhida pelo candidato na plataforma. 

Apesar do processo seletivo ocorrer normalmente por meio do Sisu, ainda não há data prevista para início do segundo semestre letivo na UFT, devido a pandemia. O edital completo do Sisu 2020/2 pela universidade pode ser acessado clicando aqui.

Passo a passo: como utilizar o Sisu

Para participar do processo seletivo da Universidade Federal do Tocantins no Sisu, basta acessar o site do Sisu e seguir os passos abaixo:

1) Primeiro, clique em “Fazer Inscrição”

Passo a Passo: 1
Passo a Passo: 1 (Imagem: portal FDR)

2) Em seguida, é preciso fazer o login na plataforma usando sua conta do Governo. Clique em “Entrar com GOV.BR”

Passo a Passo: 2
Passo a Passo: 2 (Imagem: portal FDR)

3) Você será redirecionado para a página do Governo Federal. Caso não tenha uma conta, não se preocupe! É só fazer o seu cadastro clicando “Crie sua conta gov.br” no canto esquerdo da página. 

Agora, caso você já tenha uma conta, é só digitar o seu CPF no canto direito da página.

Passo a Passo: 3
Passo a Passo: 3 (Imagem: Portal FDR)

4) Digite sua senha e clique em “entrar”.

Passo a Passo: 4
Passo a Passo: 4 (Imagem: Portal FDR)

5) Para dar continuidade ao processo, autorize o uso dos dados pessoais. 

Passo a Passo: 5
Passo a Passo: 5 (Imagem: Portal FDR)

6) Após acessar a sua página no Sisu, vá em “minha inscrição”. Escolha sua primeira opção, e digite o curso ou universidade desejada.

Passo a Passo: 6
Passo a Passo: 6 (Imagem: Reprodução Google)

7) Depois de escolher a universidade e o curso, indique a sua modalidade: vagas reservadas (escolha a categoria que se enquadra) ou demais vagas (ampla concorrência).

Passo a Passo: 7
Passo a Passo: 7 (Imagem: Reprodução Google)

8) Confirme sua inscrição na vaga e modalidade deseja. 

Passo a Passo: 8
Passo a Passo: 8 (Imagem: Reprodução Google)

Logo após, repita o mesmo processo para sua segunda opção de curso.  Após escolher suas opções, é só acompanhar as atualizações de notas de corte do curso e aguardar o resultado final, no dia 14 de julho.

AvatarAmanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.