Motoristas de Pernambuco devem ficar atentos aos prazos de suas documentações. Na última semana, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), informou que irá prorrogar as datas de validade do licenciamento de veículos usados/CRLV do exercício de 2019. A decisão foi tomada mediante a pandemia do novo coronavírus, tendo em vista que as unidades estão funcionando em regime especial.
Com a chegada do novo coronavírus em todo o território nacional, os Departamentos de Trânsito precisaram fechar suas portas e reformular seus serviços.
Desse modo, procedimentos como a atualização da CRLV passaram a ficar suspensos. Em Recife, as agências já foram reabertas, mas estão funcionando com limitações.
Conforme o decreto do governo estadual, os atendimentos nos pontos físicos só podem ser feitos mediante um agendamento online. Além disso, nesse momento as agências só estão recebendo aqueles que estavam com procedimentos marcados antes da pandemia.
CRLV 2019 ganha novas datas
Sendo assim, ficou decidido que o licenciamento de veículos usados/CRLV, do ano passado, poderá permanecer em circulação. Entretanto, é preciso se atentar as datas, determinadas de acordo com o número final da placa de cada veículo.
Prazo limite para circulação com CRLV:
- Final da placa 1 e 2 – Prazo final para circular com CRVL 2019: Setembro
- Final da placa 3, 4 e 5 – Prazo final para circular com CRVL 2019: Outubro
- Final da placa 6, 7 e 8 – Prazo final para circular com CRVL 2019: Novembro
- Final da placa 9 e 0 – Prazo final para circular com CRVL 2019: Dezembro
É válido ressaltar ainda que, o procedimento também pode ser feito online, através do aplicativo da CNH Digital. Nesse caso, o motorista precisa estar com sua documentação já atualizada no Detran e assim solicitar a via online.
O CRLV é um documento que comprova a titularidade do veículo. Todos os proprietários de automóveis precisam apresenta-los para ter direito à livre circulação. No caso daqueles comprados por terceiros, é necessário que o último dono repasse a documentação para seu nome de modo que o segure legalmente.