CRLV e CNH digital passam a valer para circulação na Amércia do Sul; veja como baixar

Agora, os motoristas brasileiros terão mais facilidade para transitar por países da América do Sul. Isso será possível por conta de um novo aplicativo brasileiro que acaba de ser liberado no exterior. O app foi criado pelo Serpro e se chama Vio, ele permite validar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). A validação deve ocorrer por meio de um QR Code que vem nos documentos.

CRLV e CNH digital passam a valer para circulação na Amércia do Sul; veja como baixar
CRLV e CNH digital passam a valer para circulação na Amércia do Sul; veja como baixar (Foto: Google)

O aplicativo é baixado de forma gratuita e está disponível para usuários Android e iOS. Além disso, trata-se de uma parceria entre a Serpro, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e GMC (Grupo do Mercado Comum), responsável por negociar os acordos em nome do Mercosul.

Com o app, os documentos de CNH e CRLV, podem ser validados em países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Vale ressaltar que os documentos também são válidos na Guiana, porém o local não possui o App Store ou Google Play Store, o que dificulta a validação. Outro ponto importante é que o Vio vai servir também para que fiscais analisem e validem os documentos dos motoristas no Brasil, inclusive em blitz.

Mas vale lembrar que o aplicativo não avalia apenas os documentos de licenciamento e habilitação, pois o mesmo serve também para verificação de placas de carros do Mercosul e o DNI (Documento Nacional de Identificação), que também contam com um QR Code.

Segundo o Serpro, o Vio deve sofrer atualizações muito em breve, pois o intuito é aumentar a quantidade de documentos suportados pelo sistema. Com isso, haverá muito mais facilidades para que os motoristas possam transitar.

Todos os motoristas que possuam documentos brasileiros, têm acesso a um outro aplicativo, chamado Carteira Digital de Trânsito. Esse app foi criado no fim do ano passado e reúne funções da CNH e do CRLV.

A ferramenta substitui os documentos em papel e também tem a função de avisar ao motorista quando seus documentos irão vencer. Essa opção é importante para que não se perca o prazo de atualização dos mesmos.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!