Detran-PB lança acesso online ao CRLV dos veículos; saiba como consultar

Motoristas da Paraíba agora podem contar com um CRLV digital. Na última semana, o governo do estado, em parceria com o Detran-PB, liberou a versão online do documento como meio de comprovação da propriedade do veículo. Desse modo, aqueles que estiverem o pagamento em dia poderão solicitar a emissão através do site do órgão. Saiba como fazer o procedimento no texto abaixo.  

Detran-PB lança acesso online ao CRLV dos veículos; saiba como consultar (Imagem: Reprodução - Google)
Detran-PB lança acesso online ao CRLV dos veículos; saiba como consultar (Imagem: Reprodução – Google)

O primeiro passo é acessar o site do Detran-PB. Na sequência, o usuário deve selecionar a opção “Emitir CRLV Digital”, onde será direcionado ao portal de serviços do órgão. Para os não cadastrados, será preciso ir na função “Criar Conta” e preencher o formulário apresentado.  

Para quem já possui o vínculo, basta informar o número do CPF e a senha de acesso. Feito isso, é preciso clicar na aba “Veículos”, em seguida “Serviços” e depois em “Emissão do CRLV Digital”. Por fim, basta informar os números da placa, do renavam e do código de segurança do CRV (antigo DUT ou recibo). Confirme todos os dados e selecione ok, assim o documento será gerado automaticamente.  

CRVL Digital do Detran-PB

A versão digital do CRVL apresentará todas as informações presentes no modelo físico. Por meio dela, os motoristas terão uma validade jurídica do certificado de posse do automóvel.

Sua fiscalização funcionará por meio de uma leitura de QR Code, onde os agentes de trânsito terão acesso aos dados para saber se não há indícios de falsificação.  

A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do certificado físico. A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. 

Para poder ter uma versão mobile, no próprio celular, é só baixar o app do Detran, disponível tanto para IOS quanto para Android.  

“Após o licenciamento pago, o próprio aplicativo atualiza e permite a emissão e a impressão do documento”, enfatizou o gerente da Assessoria Técnica em Processamento de Dados do Detran-PB, João Holanda, deixando claro que a liberação digital só ocorrerá para quem estiver com as dívidas em dia.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA