IPVA 2020 está atrasado? Cuidado com as consequências!

Anualmente, milhões de proprietários de veículo precisam efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Neste ano não é diferente, é preciso pagar o IPVA 2020. Esse imposto é obrigatório e deve ser quitado tanto por proprietários de carros, quanto de motos, mas aí vem a dúvida: o que acontece se o motorista não pagar?

IPVA 2020 está atrasado? Cuidado com as consequências!
IPVA 2020 está atrasado? Cuidado com as consequências! (Foto: Google)

Um dos grandes problemas para o proprietário de um veículo é o risco de ter o bem apreendido. Por isso é importante resolver a pendência o quanto antes.

Outro problema é que o veículo não poderá ser licenciado, além disso existem outras restrições, veja:

Nome sujo

Um grande problema é que ao atrasar o pagamento do IPVA, o proprietário receberá um comunicado pelo correio com um prazo para acertar a dívida. Se não cumprir essa data, poderá ser negativado.

A grande diferença é que essa negativação não acontece nos canais tradicionais, como SPC e Serasa. Nesse caso, o cadastro negativo é colocado na dívida ativa.

Carro apreendido

Caso você seja parado em uma blitz, seu veículo pode ser levado para o pátio. Nesse caso, além de ter que pagar o IPVA 2020 com juros, será preciso quitar os dias em que ele estará preso. Ainda há uma multa por andar com a documentação atrasada.

Parcelamento do IPVA 2020

Depois de atrasado, não é possível fazer o parcelamento do IPVA 2020. Esse benefício é concedido para aqueles que pagam dentro do prazo.

Por isso, é importante saber que se você atrasou o pagamento do imposto, ele deverá ser efetuado integralmente, com o acréscimo de multa pelo atraso, além dos juros que correm durante o período em que você não regulariza a situação.

Desde o primeiro dia de atraso, já há cobrança de multa. No estado de São Paulo, por exemplo, a taxa é de 0,33%. Além disso, existe os juros que é baseado na taxa Selic. É importante saber que as taxas são variáveis de estado para estado.

Para saber exatamente as porcentagens do seu estado é importante que você acesse o site do Detran de sua localidade.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!