Aposentados e pensionistas do INSS ficam livres do recadastramento anual. A determinação foi feita pela administração do instituto, tendo como finalidade evitar que os cidadãos corram o risco de infecção pelo novo coronavírus.
De acordo com a medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (08), o procedimento ficará paralisado até o dia 30 de setembro e não implicará em travamentos dos salários e pensões.
Inicialmente, o INSS tinha informado que o processo de recadastramento anual voltaria a ser feito a partir do dia 16 de julho. No entanto, com a permanência da pandemia, a gestão achou mais seguro manter as atualizações suspensas.
O procedimento normalmente é feito nas agências do INSS ou então nas agências bancárias. Basta levar o documento oficial com foto, conferir de os dados cadastrados estão atualizados e assim confirmar um novo ano em prol do instituto.
As pessoas que ficam com o cadastro em atraso, têm os salários e pagamentos dos demais benefícios suspensos até que a situação seja regularizada.
Entretanto, com a existência da pandemia, uma vez em que o público alvo do INSS são pessoas acima de 60 anos consideradas zona de risco da doença, os pagamentos permaneceram sendo feitos normalmente.
Solicitação digital via INSS
Para os beneficiários que tiveram seus salários cortados antes da publicação da medida, não precisa se preocupar. O INSS informou que haverá uma forma de rever a liberação. Nesse caso, basta acessar o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e selecionar, em “Requerimento”, o documento para “Restabelecimento de pagamento – Covid-19”.
Na sequência, lhe será enviado um comunicado com o número do requerimento para que o titular acompanhe o processo. Ainda em dúvidas ou precisando de ajuda para resolver este ou demais problemas, basta acessar o aplicativo Meu INSS e ligar para a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
É importante relembrar que, até o momento as agências do INSS estão fechadas em todos os estados brasileiros. O plano de reabertura está previsto apenas para o mês de agosto, mas ainda não foi detalhado para a imprensa.