INSS suspende obrigatoriedade de cadastro dos aposentados e pensionistas; veja as regras!

Aposentados e pensionistas do INSS ficam livres do recadastramento anual. A determinação foi feita pela administração do instituto, tendo como finalidade evitar que os cidadãos corram o risco de infecção pelo novo coronavírus

INSS suspende obrigatoriedade de cadastro dos aposentados e pensionistas; veja as regras! (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com a medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (08), o procedimento ficará paralisado até o dia 30 de setembro e não implicará em travamentos dos salários e pensões.  

Inicialmente, o INSS tinha informado que o processo de recadastramento anual voltaria a ser feito a partir do dia 16 de julho. No entanto, com a permanência da pandemia, a gestão achou mais seguro manter as atualizações suspensas.  

O procedimento normalmente é feito nas agências do INSS ou então nas agências bancárias. Basta levar o documento oficial com foto, conferir de os dados cadastrados estão atualizados e assim confirmar um novo ano em prol do instituto.  

As pessoas que ficam com o cadastro em atraso, têm os salários e pagamentos dos demais benefícios suspensos até que a situação seja regularizada.

Entretanto, com a existência da pandemia, uma vez em que o público alvo do INSS são pessoas acima de 60 anos consideradas zona de risco da doença, os pagamentos permaneceram sendo feitos normalmente.  

Solicitação digital via INSS 

Para os beneficiários que tiveram seus salários cortados antes da publicação da medida, não precisa se preocupar. O INSS informou que haverá uma forma de rever a liberação. Nesse caso, basta acessar o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e selecionar, em “Requerimento”, o documento para “Restabelecimento de pagamento – Covid-19”.  

Na sequência, lhe será enviado um comunicado com o número do requerimento para que o titular acompanhe o processo. Ainda em dúvidas ou precisando de ajuda para resolver este ou demais problemas, basta acessar o aplicativo Meu INSS e ligar para a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.  

É importante relembrar que, até o momento as agências do INSS estão fechadas em todos os estados brasileiros. O plano de reabertura está previsto apenas para o mês de agosto, mas ainda não foi detalhado para a imprensa. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.