Termina amanhã, quinta-feira (2), o prazo para aqueles que têm direito ao auxílio emergencial se inscreverem e receberem de R$600 até R$1.200. O auxílio foi lançado para ajudar os brasileiros informais neste momento de crise econômica por causa do coronavírus.
De acordo com o Ministério da Cidadania, “no dia 2/7 é encerrado o prazo para novos cadastramentos, mas após esse período, os canais hoje usados continuarão disponíveis para informações aos cidadãos e aceitar contestações”.
Porém, o ministério ainda não esclareceu, o que vai acontecer caso o pedido seja negado ou seja necessário fazer uma nova solicitação do auxílio. E ainda, como fica para aqueles que receberam a mensagem de que os dados informados são inconclusivos e precisam fazer um novo cadastro.
A solicitação pode ser realizada pelo site da Caixa: auxilio.caixa.gov.br, ou pelo aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial.
Confira como fazer a inscrição no auxílio emergencial
Ao acessar o site você irá clicar em realizar solicitação, após isso será direcionado para uma página com os requisitos de quem pode solicitar.
Na próxima página, o trabalhador informal deve preencher dados como nome completo, CPF e data de nascimento. Confirmar que não é um robô e avançar.
Em seguida, é necessário preencher o número do celular para receber um código de verificação por SMS, que ao chegar código de verificação deve ser colocado no campo “código recebido”.
É preciso que o trabalhador informe a renda, o ramo de atividade (as opções são Agricultura e Pecuária, Extrativismo/Pesca, Comércio, Produção de Mercadorias, Prestação de serviços, Trabalho Doméstico, Outros), estado e cidade.
Logo em seguida os dados dos integrantes da família que moram com ele devem ser colocados.
Na próxima página, o trabalhador escolhe se quer receber em conta já existente ou criar uma poupança digital.
Após informar a opção, trabalhador deve fornecer seu documento (RG ou CNH). Depois aparece um resumo dos dados informados, e por último, a página informando que seu pedido está em análise. A resposta sobre a aprovação deve demorar em média 20 dias para ser publicada.