Até quando posso me inscrever no auxílio emergencial?

Termina amanhã, quinta-feira (2), o prazo para aqueles que têm direito ao auxílio emergencial se inscreverem e receberem de R$600 até R$1.200. O auxílio foi lançado para ajudar os brasileiros informais neste momento de crise econômica por causa do coronavírus.

Até quando posso me inscrever no auxílio emergencial?
Até quando posso me inscrever no auxílio emergencial? (Foto:FDR)

De acordo com o Ministério da Cidadania, “no dia 2/7 é encerrado o prazo para novos cadastramentos, mas após esse período, os canais hoje usados continuarão disponíveis para informações aos cidadãos e aceitar contestações”.

Porém, o ministério ainda não esclareceu, o que vai acontecer caso o pedido seja negado ou seja necessário fazer uma nova solicitação do auxílio. E ainda, como fica para aqueles que receberam a mensagem de que os dados informados são inconclusivos e precisam fazer um novo cadastro.

A solicitação pode ser realizada pelo site da Caixa: auxilio.caixa.gov.br, ou pelo aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial.

Confira como fazer a inscrição no auxílio emergencial

Ao acessar o site você irá clicar em realizar solicitação, após isso será direcionado para uma página com os requisitos de quem pode solicitar.

Na próxima página, o trabalhador informal deve preencher dados como nome completo, CPF e data de nascimento. Confirmar que não é um robô e avançar.

Em seguida, é necessário preencher o número do celular para receber um código de verificação por SMS, que ao chegar código de verificação deve ser colocado no campo “código recebido”.

É preciso que o trabalhador informe a renda, o ramo de atividade (as opções são Agricultura e Pecuária, Extrativismo/Pesca, Comércio, Produção de Mercadorias, Prestação de serviços, Trabalho Doméstico, Outros), estado e cidade.

Logo em seguida os dados dos integrantes da família que moram com ele devem ser colocados.

Na próxima página, o trabalhador escolhe se quer receber em conta já existente ou criar uma poupança digital.

Após informar a opção, trabalhador deve fornecer seu documento (RG ou CNH). Depois aparece um resumo dos dados informados, e por último, a página informando que seu pedido está em análise. A resposta sobre a aprovação deve demorar em média 20 dias para ser publicada. 

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Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.