SISU 2020.2: como funciona a nota de corte? Confira cursos mais e menos concorridos!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) representa a principal forma de acesso ao ensino superior para estudantes brasileiros. É importante lembrar que a classificação dos candidatos considera a média de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores e que algumas universidades exigem uma nota mínima para ingresso em cursos específicos.

SISU 2020.2: como funciona a nota de corte? Confira cursos mais e menos concorridos!
SISU 2020.2: como funciona a nota de corte? Confira cursos mais e menos concorridos! (Imagem: Divulgação)

Para ter certeza de que tem chance de ser selecionado, o estudante precisa estar atento à nota de corte do SISU, que é a menor nota necessária para conseguir a aprovação.

Geralmente, ela varia conforme o curso, o turno, a universidade, o campus e a modalidade (geral ou por cotas). Os critérios que definem as notas de corte de cada opção consideram a quantidade de inscritos e as médias de notas dos candidatos.

Como funciona o Sistema de Seleção Unificada?

Por exemplo, os cursos mais concorridos como Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica exigem notas acima de 850 pontos.

Já os cursos de licenciatura, tecnólogos, Agronomia e Biblioteconomia têm notas de norte na faixa de 600 pontos. Para calcular a média do Enem, basta somar as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividir por cinco.

Algumas instituições de ensino consideram a média ponderada, com pesos diferentes para cada uma das provas. Desta forma, a média é obtida pela soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos.

Geralmente, essas questões são especificadas nos sites das universidades, no edital de adesão ao SISU ou no edital do vestibular.

Notas de corte do SISU por cursos de graduação

Cursos mais concorridos do SISU

Cursos menos concorridos do SISU

As notas de corte variam a cada edição do SISU. A lista é uma aproximação, com base nas notas de corte de edições anteriores.

Alguns sites como Guia da Carreira, Quero Bolsa e Mundo Vestibular trazem informações mais detalhadas, com notas por universidade, turno e localidade.

YouTube video player
Sair da versão mobile