Já estão abertas as inscrições para o ENEM 2020 para estudantes de todo o território brasileiros. Os interessados tem até a próxima sexta-feira, dia 22 de maio, para realizarem a inscrição através do site oficial do Exame Nacional de Ensino Médio.
Depois de uma grande mobilização popular nas redes sociais, senadores aprovaram o adiamento do ENEM 2020 por tempo indeterminado devido à pandemia do novo coronavírus. Porém, o calendário de inscrições segue ativo para alunos de todo o Brasil.
Para participar do Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes devem portar CPF próprio e realizar a inscrição através do site oficial do INEP até o dia 22 de maio.
O questionário é extenso e contém muitos detalhes, portanto, vamos ensinar aqui o passo a passo para você realizar a sua inscrição de forma prática.
Como realizar o inscrição para o ENEM 2020
- O primeiro passo é acessar o site do Enem clicando aqui;
Ao entrar você vai clicar em ‘Página do Participante’ onde será direcionado para um bate papo com a robô Nanda, a atendente virtual.
A Nanda vai solicitar procedimento de verificação de dados e você terá que informar dados como CPF e data de nascimento.
O questionário geral também terá as seguintes perguntas:
- Nome do pai
- Sexo
- Etnia
- Estado civil
- Nacionalidade
- Endereço
Como vai ser a prova do ENEM em 2020?
Assim como nos anos anteriores, o atendimento será diferenciado para portadores de deficiências, grávidas e idosos.
Os estudantes portadores de deficiência física como cegueira, surdez e deficiência auditiva ou deficiências mentais como dislexia, autismo, déficit de atenção entre outras, poderão pedir por atendimento especializado no momento da inscrição para o ENEM.
Localidade da prova e nível de escolaridade
Independe se a sua escolha for fazer a prova do ENEM na versão digital ou impressa, será preciso informar a cidade onde pretende realizar ao teste.
O candidato à prova do ENEM também fica responsável por informar os dados sobre a escolaridade. Há opções para estudantes que estão cursando:
- Estudante do 3° ano do ensino médio
- Estudantes do 1° e 2° ano que podem fazer a prova como treineiros
- Participantes já formados no ensino superior
Nesse mesmo campo sobre escolaridade, o aluno irá preencher o nome da escola onde estudou, se foi bolsista, estudou em colégio público entre outras questões. É fundamental ler o Manual do Candidato para ficar por dentro de todas as exigências.
Informações socioeconômicas e contatos
Essas informações devem ser verdadeiras! O INEP, órgão responsável pelo exame, verifica os dados fornecidos pelos candidatos sobre renda, escolaridade, posse de bens e gastos da família.
No campo de contato, o estudante deverá fornecer número de telefone fixo e celular, além de endereço de e-mail
Mais informações sobre o ENEM
O estudante poderá optar entre realizar a prova impressa ou fazer através do computador. Ao todo 101.00 alunos terão acesso a versão digital do ENEM 2020.
Com relação às taxas o valor é de R$ 85,00 e o pagamento poderá ser realizado até o dia 28 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica e agências do correio.
Aos alunos que pediram pela isenção do pagamento da taxa, o resultado para os pedidos já está disponível no site do INEP.