ENEM 2020: Veja até quando se INCREVER no exame

No último dia 11 de maio foram abertas as inscrições para o Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) e muitos ainda têm dúvidas de como é o procedimento, uma vez que por conta da pandemia o governo tem anunciado mudanças.

ENEM 2020: Veja como se INCREVER e o prazo final
ENEM 2020: Veja como se INCREVER e o prazo final (Montagem/FDR)

O candidato terá até às 23h59 do dia 22 de maio para efetuar as inscrições e elas devem ser realizadas de forma online, através do site: enem.inep.gov.br/participante.

Para prosseguir com o cadastro, o estudante precisa ter em mãos alguns documentos que serão solicitados na hora do preenchimento da ficha, como: CPF e RG.

A partir desde ano é obrigatório que o candidato tenha um login no site do governo, o gov.br. Trata-se de uma página onde consta todos os serviços online do Governo Federal. Para fazer o cadastro é muito simples e basta apenas acessar o link acesso.gov.br.

Inscrição

  1. Após acessar a página do Enem, clique na opção “Inscrição”
  2. Em seguida, o site irá solicitar que você responda uma questão para identificar se quem está acessando a página é realmente uma pessoa ou se trata de um robô.
  3. O próximo passo é responder o questionário feito pelo chatbot, o robô solicitará o CPF e a data de nascimento.
  4. Esses dados são o suficiente para o andamento na inscrição. Clique em inscrever-se e siga adiante.
  5. Com os dados informados, a página irá mostrar seu nome, sua data de nascimento e o nome da sua mãe. Verifique se os dados estão corretos e clique em “próximo”
  6. A próxima etapa é a de informar o nome do pai e da mãe. Caso prefira, pode optar por “não declarar”
  7. Insira seu sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade
  8. Informe seu local de nascimento, estado e cidade
  9. Coloque o número de um documento de identificação e qual o órgão expedidor
  10. Na décima etapa, você precisa inserir o cep da sua residência, complementar o seu endereço e informar se precisará de atendimento especializado no dia da prova
  11. Em seguida, informe o idioma estrangeiro de escolha na prova, o telefone para contato e se deseja a prova impressa ou digital.
  12. Por fim, insira uma foto, confira os dados e envie a inscrição.

O sistema irá informar o número da sua inscrição e gerar o boleto de R$ 85, caso não tenha direito a isenção. Efetue o pagamento e acompanhe sua inscrição através do site.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!