Últimos dias para inscrições no ENEM 2020; veja passo a passo COMPLETO para se inscrever!

Já estão abertas as inscrições para o ENEM 2020 para estudantes de todo o território brasileiros. Os interessados tem até a próxima sexta-feira, dia 22 de maio, para realizarem a inscrição através do site oficial do Exame Nacional de Ensino Médio.

Últimos dias para inscrições no ENEM 2020; veja passo a passo COMPLETO para se inscrever!
Últimos dias para inscrições no ENEM 2020; veja passo a passo COMPLETO para se inscrever! (Imagem: Reprodução Google)

Depois de uma grande mobilização popular nas redes sociais, senadores aprovaram o adiamento do ENEM 2020 por tempo indeterminado devido à pandemia do novo coronavírus. Porém, o calendário de inscrições segue ativo para alunos de todo o Brasil.

Para participar do Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes devem portar CPF próprio e realizar a inscrição através do site oficial do INEP até o dia 22 de maio.

O questionário é extenso e contém muitos detalhes, portanto, vamos ensinar aqui o passo a passo para você realizar a sua inscrição de forma prática.

Como realizar o inscrição para o ENEM 2020

Ao entrar você vai clicar em ‘Página do Participante’ onde será direcionado para um bate papo com a robô Nanda, a atendente virtual. 

A Nanda vai solicitar procedimento de verificação de dados e você terá que informar dados como CPF e data de nascimento.

O questionário geral também terá as seguintes perguntas:

  • Nome do pai
  • Sexo
  • Etnia
  • Estado civil
  • Nacionalidade 
  • Endereço

Como vai ser a prova do ENEM em 2020?

Assim como nos anos anteriores, o atendimento será diferenciado para portadores de deficiências, grávidas e idosos.

Os estudantes portadores de deficiência física como cegueira, surdez e deficiência auditiva ou deficiências mentais como dislexia, autismo, déficit de atenção entre outras, poderão pedir por atendimento especializado no momento da inscrição para o ENEM.

Localidade da prova e nível de escolaridade

Independe se a sua escolha for fazer a prova do ENEM na versão digital ou impressa, será preciso informar a cidade onde pretende realizar ao teste.

O candidato à prova do ENEM também fica responsável por informar os dados sobre a escolaridade. Há opções para estudantes que estão cursando:

  • Estudante do 3° ano do ensino médio
  • Estudantes do 1° e 2° ano que podem fazer a prova como treineiros
  • Participantes já formados no ensino superior

Nesse mesmo campo sobre escolaridade, o aluno irá preencher o nome da escola onde estudou, se foi bolsista, estudou em colégio público entre outras questões. É fundamental ler o Manual do Candidato para ficar por dentro de todas as exigências.

Informações socioeconômicas e contatos

Essas informações devem ser verdadeiras! O INEP, órgão responsável pelo exame, verifica os dados fornecidos pelos candidatos sobre renda, escolaridade, posse de bens e gastos da família.

No campo de contato, o estudante deverá fornecer número de telefone fixo e celular, além de endereço de e-mail

Mais informações sobre o ENEM

O estudante poderá optar entre realizar a prova impressa ou fazer através do computador. Ao todo 101.00 alunos terão acesso a versão digital do ENEM 2020.

Com relação às taxas o valor é de R$ 85,00 e o pagamento poderá ser realizado até o dia 28 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica e agências do correio.

Aos alunos que pediram pela isenção do pagamento da taxa, o resultado para os pedidos já está disponível no site do INEP.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Últimos dias para inscrições no ENEM 2020; veja passo a passo COMPLETO para se inscrever!

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA