Já estão abertas as inscrições para o ENEM 2020 para estudantes de todo o território brasileiros. Os interessados tem até a próxima sexta-feira, dia 22 de maio, para realizarem a inscrição através do site oficial do Exame Nacional de Ensino Médio.

Últimos dias para inscrições no ENEM 2020; veja passo a passo COMPLETO para se inscrever!
Últimos dias para inscrições no ENEM 2020; veja passo a passo COMPLETO para se inscrever! (Imagem: Reprodução Google)

Depois de uma grande mobilização popular nas redes sociais, senadores aprovaram o adiamento do ENEM 2020 por tempo indeterminado devido à pandemia do novo coronavírus. Porém, o calendário de inscrições segue ativo para alunos de todo o Brasil.

Para participar do Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes devem portar CPF próprio e realizar a inscrição através do site oficial do INEP até o dia 22 de maio.

O questionário é extenso e contém muitos detalhes, portanto, vamos ensinar aqui o passo a passo para você realizar a sua inscrição de forma prática.

Como realizar o inscrição para o ENEM 2020

Ao entrar você vai clicar em ‘Página do Participante’ onde será direcionado para um bate papo com a robô Nanda, a atendente virtual. 

A Nanda vai solicitar procedimento de verificação de dados e você terá que informar dados como CPF e data de nascimento.

O questionário geral também terá as seguintes perguntas:

  • Nome do pai
  • Sexo
  • Etnia
  • Estado civil
  • Nacionalidade 
  • Endereço

Como vai ser a prova do ENEM em 2020?

Assim como nos anos anteriores, o atendimento será diferenciado para portadores de deficiências, grávidas e idosos.

Os estudantes portadores de deficiência física como cegueira, surdez e deficiência auditiva ou deficiências mentais como dislexia, autismo, déficit de atenção entre outras, poderão pedir por atendimento especializado no momento da inscrição para o ENEM.

Localidade da prova e nível de escolaridade

Independe se a sua escolha for fazer a prova do ENEM na versão digital ou impressa, será preciso informar a cidade onde pretende realizar ao teste.

O candidato à prova do ENEM também fica responsável por informar os dados sobre a escolaridade. Há opções para estudantes que estão cursando:

  • Estudante do 3° ano do ensino médio
  • Estudantes do 1° e 2° ano que podem fazer a prova como treineiros
  • Participantes já formados no ensino superior

Nesse mesmo campo sobre escolaridade, o aluno irá preencher o nome da escola onde estudou, se foi bolsista, estudou em colégio público entre outras questões. É fundamental ler o Manual do Candidato para ficar por dentro de todas as exigências.

Informações socioeconômicas e contatos

Essas informações devem ser verdadeiras! O INEP, órgão responsável pelo exame, verifica os dados fornecidos pelos candidatos sobre renda, escolaridade, posse de bens e gastos da família.

No campo de contato, o estudante deverá fornecer número de telefone fixo e celular, além de endereço de e-mail

Mais informações sobre o ENEM

O estudante poderá optar entre realizar a prova impressa ou fazer através do computador. Ao todo 101.00 alunos terão acesso a versão digital do ENEM 2020.

Com relação às taxas o valor é de R$ 85,00 e o pagamento poderá ser realizado até o dia 28 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica e agências do correio.

Aos alunos que pediram pela isenção do pagamento da taxa, o resultado para os pedidos já está disponível no site do INEP.

COMENTÁRIOS

Formada em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
Com 10 anos de carreira já passou por diversas áreas da comunicação atuando como repórter, assessora de imprensa e social media.
Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre educação e carreiras.