ENEM Digital: entenda como vai funcionar prova feita no computador

Neste ano, o INEP apresentou uma novidade: o candidato pode escolher entre a prova impressa ou o ENEM digital. Muitos estudantes ainda estão em dúvida sobre como será realizada a segunda opção, por isso, neste artigo, vamos explicar.

publicidade
ENEM Digital: Entenda como vai funcionar prova feita no computador
ENEM Digital: Entenda como vai funcionar prova feita no computador (Reprodução: Google)
publicidade

A princípio, a prova digital será realizada por aqueles que optarem por essa modalidade. De acordo com o Ministério da Educação, a intensão é que até 2026, todos efetuem provas dessa forma.

No ato da inscrição para o Enem 2020, que vai até o dia 22 deste mês. O estudante vai responder qual modalidade de prova prefere. Lembrando que após a finalização da inscrição não é mais possível alterar.

O modelo de prova é igual ao modelo impresso e contará com 180 questões e uma redação. No entanto, as datas de realização são diferentes, e por isso as provas contarão com questões distintas.

A redação deverá ser feita à mão em ambas as situações, porém o tema também será diferente. Essa medida é para evitar que não haja o vazamento para quem faz a prova por último.

Mesmo com questões distintas, o nível de dificuldade deve ser o mesmo nos dois modelos de prova. O processo seletivo deve manter o mesmo nível para os dois casos e por isso é importante que o tempo para resolução também seja o mesmo.

Computadores

No ENEM digital, os computadores serão fornecidos pelos locais de prova, ou seja, é preciso que haja infraestrutura suficiente para isso. De acordo com estimativa do Inep, nesse ano, cerca de 100 mil pessoas farão a prova digital.

Esses equipamentos não terão acesso a nada mais além da prova. Isso é necessário para evitar qualquer tipo de fraude.

Para efetuar a inscrição para o Enem 2020, o candidato precisa acessar o site https://enem.inep.gov.br/ e seguir até a opção “inscrição”.

Lembrando queas inscrições se iniciaram no último dia 11 de maio e seguirão até as 23h59 do dia 22 do mesmo mês.

A escolha da opção de prova, por impressa ou digital, é realizada durante o processo de inscrição e não poderá ser alterada posteriormente. Caso tenha direito a isenção é só acompanhar o pedido. Aqueles que não tem, devem efetuar o pagamento do boleto, no valor de R$ 85.

AvatarAmanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.