ENEM 2020 soma 1 mi de inscritos nas primeiras 8 horas; Veja como participar!

Ontem (11), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), teve mais de um milhão de cadastros nas primeiras 8 horas de abertura do sistema. O número surpreende, já que houveram diversos pedidos de adiamento do exame por conta da pandemia causada pelo coronavírus.

publicidade
ENEM 2020 soma 1 mi de inscritos nas primeiras 8 horas; Veja como participar!
ENEM 2020 soma 1 mi de inscritos nas primeiras 8 horas; Veja como participar! (Imagem:Google)
publicidade

De acordo com o Inep, às 18 horas já foram contabilizadas 1.013345 inscrições totais, dentre elas 937.547 foram inscrições para a prova presencial e 75.798 para as provas digitais.

As inscrições para o Exame se iniciaram nesta segunda-feira (11), a partir das 10 horas.

Os estudantes que possuem o interesse em fazer o Enem devem ficar atentos, pois as inscrições serão realizadas até o dia 22 de maio, no site do INEP.

Neste ano, pela primeira vez, o exame vai contar com uma prova na versão digital. Por conta disso, a prova terá duas datas diferentes confira:

  • 1 e 8 de novembro: versão presencial
  • 22 e 29 de novembro: versão digital

Como se inscrever no ENEM 2020

Para se inscrever é necessário entrar no site do Enem 2020 e informar o seu CPF e RG. Após isso será criada uma senha de acesso que vai permitir a verificação do cartão de confirmação, e os resultados do candidato. 

O estudante precisa ter um número de celular e um e-mail válidos para receber os comunicados do Inep.

Fique atento, pois a atualização de dados, mudança de município para a realização da prova, mudança na língua estrangeira só pode ser feito até o último dia da inscrição, ou seja, dia 22 de maio. 

Para os candidatos que precisam de adaptações, como pessoas com deficiência ou lactantes, a solicitação deve ser feita até a mesma data.

Os estudantes devem pagar uma taxa de inscrição para poder fazer a prova, no valor de R$85 quitada entre 11 a 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet.

A isenção também pode ser solicitada na hora da inscrição. Neste ano, aqueles que não pediram a isenção, mas que está dentro dos critérios para ficar isentos receberão mesmo sem a solicitação formal.

O local onde será realizada a prova só é informado para o estudante quando estiver mais perto da prova, neste ano, isso será informado em outubro, mas ainda não se tem um dia definido.

Jheniffer FreitasJheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.