Brasileiros contarão com reforço do INSS. Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que a capital pernambucana, Recife, está operando com uma nova central de atendimento telefônica que vai atender todo o país. O canal 135 está disponível para esclarecer dúvidas e protocolar pedidos dos benefícios. As ligações, se feitas por telefones, são gratuitas e para aparelhos celulares têm o mesmo custo das chamadas locais.
De acordo com o instituto a medida foi tomada para minimizar o número das filas de espera nos demais telefones do INSS. Com a necessidade do isolamento social, os pontos de atendimento físico estão fechados em todos os bairros da cidade e não há previsão de reabertura.
Desde o último sábado (16), o prefeito Geraldo Júlio deu início ao lockdown, fazendo com que a taxa de isolamento crescesse ainda mais. Desse modo, coube ao INSS reforçar seus canais para poder dar continuidade a requisição dos seus benefícios previdenciários e a obtenção de informações.
Horário e funcionamento de atendimentos do INSS
Quem desejar entrar em contato com o INSS poderá ligar para o 135 de segunda a sábado, das 7h até as 22h. A operação funcionará definitivamente, sendo um novo reforço para o Instituto.
Estarão atuando do outro lado da linha apenas os empregados do Grupo Provider (empresa vencedora da licitação). Ambos realizaram treinamentos com as equipes de apoio do INSS para que todos pudessem atender os beneficiários cientes dos procedimentos e tramitações dos benefícios.
Além da central telefônica, o INSS reforça ainda que seu portal segue funcionando e também está com reforço na equipe. Por meio do site, os interessados podem fazer agendamentos, solicitar pensões e aposentadorias, consultar a situação de seus cadastros, simular pagamentos e validar documentações necessárias.
Reforço em outras regiões
Motivado também pela pandemia do novo coronavírus, o instituto criou novos canais em outras cidades, como Salvador (BA), Palmas (TO) e Caruaru (PE).
É válido ressaltar que, o desenvolvimento desses serviços está sendo aplicado a partir da taxa de isolamento e solicitações previdenciárias das regiões. Quanto maior a fila de espera, mais amplificado será o atendimento.