Após quarenta e um dias que o governo anunciou a proposta do auxílio emergencial, cerca de 11,2 milhões de brasileiros ainda não receberam a primeira parcela dos R$600. Esse grupo se enquadra nas regras de saque, e foi autorizado ao recebimento, mas não consegue acessar o valor. O resultado equivale a 22% do total considerado elegível.
Além disso, outros 18,8 milhões de trabalhadores informais aguardam a análise da Dataprev ou precisam fazer uma revisão de seus dados apresentados no aplicativo.
Neste cenário, há 30 milhões de brasileiros esperando a primeira parcela da ajuda para enfrentar a crise financeira causado pelo coronavírus.
Nesta segunda-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro disse que poucos brasileiros ainda não foram beneficiados com o auxílio emergencial.
O projeto que estende o auxílio a outras categorias foi aprovado no Senado, mas precisa de sanção presidencial para começar a valer. Mas, Bolsonaro já disse que precisa ser convencido da liberação para assinar o decreto.
O governo havia anunciado o projeto de assistência no dia 18 de março, em meio ao avanço da pandemia causada pelo coronavírus. Após isso, as críticas se intensificaram por conta da demora para fazer o benefício chegar às pessoas mais necessitadas.
Nesta segunda-feira (27), a Caixa fez o pagamento do auxílio para 39,1 milhões de pessoas.
Esse grupo inclui beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), quanto os trabalhadores informais e MEIs que fizeram o cadastro no site ou aplicativos da Caixa.
Porém, a Dataprev, que analisa os dados dos solicitantes, considerou apto os CPFs de mais de 50,3 milhões de pessoas, com isso, 11,2 milhões podem receber, mas estão esperando a liberação.
Hoje (28), a Caixa paga mais 5,1 milhões de cidadãos, sendo 3,2 milhões de informais. Essas pessoas estavam com o cadastro em análise, mas a Dataprev enviou o novo lote à Caixa nesse domingo (26/04).
Além desses informais, outros 1,9 milhões de brasileiros que estão no Bolsa Família e cujo número final do NIS é 8 recebem o pagamento da primeira parcela também nesta terça-feira.
Saques do auxílio emergencial
A partir dessa segunda-feira (27), os beneficiários que se inscreveram na conta poupança da Caixa podem realizar o saque do dinheiro nas casas lotéricas ou bancos.
Porém, para evitar aglomerações, o banco dividiu os saques em calendário seguindo os meses de nascimento do trabalhador.
- 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
- 28 de abril – nascidos em março e abril
- 29 de abril – nascidos em maio e junho
- 30 de abril – nascidos julho e agosto
- 4 de maio – nascidos em setembro e outubro
- 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro