Auxílio emergencial deixa mais de 30 milhões de brasileiros esperando 1° parcela

Após quarenta e um dias que o governo anunciou a proposta do auxílio emergencial, cerca de 11,2 milhões de brasileiros ainda não receberam a primeira parcela dos R$600. Esse grupo se enquadra nas regras de saque, e foi autorizado ao recebimento, mas não consegue acessar o valor. O resultado equivale a 22% do total considerado elegível. 

Auxílio emergencial deixa mais de 30 milhões de brasileiros esperando 1° parcela
Auxílio emergencial deixa mais de 30 milhões de brasileiros esperando 1° parcela (Foto: FDR)

Além disso, outros 18,8 milhões de trabalhadores informais aguardam a análise da Dataprev ou precisam fazer uma revisão de seus dados apresentados no aplicativo. 

Neste cenário, há 30 milhões de brasileiros esperando a primeira parcela da ajuda para enfrentar a crise financeira causado pelo coronavírus. 

Nesta segunda-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro disse que poucos brasileiros ainda não foram beneficiados com o auxílio emergencial.

O projeto que estende o auxílio a outras categorias foi aprovado no Senado, mas precisa de sanção presidencial para começar a valer. Mas, Bolsonaro já disse que precisa ser convencido da liberação para assinar o decreto. 

O governo havia anunciado o projeto de assistência no dia 18 de março, em meio ao avanço da pandemia causada pelo coronavírus. Após isso, as críticas se intensificaram por conta da demora para fazer o benefício chegar às pessoas mais necessitadas.

Nesta segunda-feira (27), a Caixa fez o pagamento do auxílio para 39,1 milhões de pessoas. 

Esse grupo inclui beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), quanto os trabalhadores informais e MEIs que fizeram o cadastro no site ou aplicativos da Caixa.

Porém, a Dataprev, que analisa os dados dos solicitantes, considerou apto os CPFs de mais de 50,3 milhões de pessoas, com isso, 11,2 milhões podem receber, mas estão esperando a liberação.

Hoje (28), a Caixa paga mais 5,1 milhões de cidadãos, sendo 3,2 milhões de informais. Essas pessoas estavam com o cadastro em análise, mas a Dataprev enviou o novo lote à Caixa nesse domingo (26/04).

Além desses informais, outros 1,9 milhões de brasileiros que estão no Bolsa Família e cujo número final do NIS é 8 recebem o pagamento da primeira parcela também nesta terça-feira.

Saques do auxílio emergencial 

A partir dessa segunda-feira (27), os beneficiários que se inscreveram na conta poupança da Caixa podem realizar o saque do dinheiro nas casas lotéricas ou bancos. 

Porém, para evitar aglomerações, o banco dividiu os saques em calendário seguindo os meses de nascimento do trabalhador. 

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 4 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!