5 dicas sobre como ganhar dinheiro durante a crise do coronavírus

De desempregados a trabalhadores informais, muitos brasileiros podem perder parte da sua renda nos próximos meses por conta a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Quais as maneiras de contornar essa crise?

5 dicas sobre como ganhar dinheiro durante a crise do coronavírus
5 dicas sobre como ganhar dinheiro durante a crise do coronavírus (Imagem: Reprodução Google)

O Isolamento e a crise econômica afetaram profundamente a economia brasileira. Para conseguir algum trabalho e consecutivamente alguma renda extra será preciso buscar formas de se trabalhar remotamente.

Embora muitas famílias estejam cortando gastos desnecessários, muitos produtos e serviços serão essenciais e continuarão tendo demanda por clientes.

SAIBA MAIS: Fui demitido durante a crise do coronavírus! E agora, quais os meus direitos?

Com muitas lojas fechadas, a chave para conseguir vender nesse período é investir nas ferramentas digitais e na redes sociais.

Fazer uma lista também pode te ajudar, incluindo todas as habilidades que você transformar em um produtos que podem ser vendidos on-line, serviços  prestados remotamente e produtos digitais.

Dica 1 – Itens que não usa mais

Com a quarentena é possível utilizar um pouco de tempo para organizar roupas e outros itens que talvez você não usa mais.

Embora pareça simples, muitas coisas que guardamos com o tempo podem ser revendidas na internet e garantir um dinheiro extra para o período difícil.

Também existem muitas plataformas on-line onde é possível anunciar os itens que serão vendidos, a vantagem é ter uma empresa fazendo a divulgação dos seus itens e podendo atrair potenciais clientes.

SAIBA MAIS: Do desconto à devolução do dinheiro: direitos dos consumidores durante a quarentena

É importante pesquisar com atenção pois cada plataforma pode ter um sistema de pagamentos e taxas diferentes, o que pode impactar no seu lucro final.

Também existem plataformas específicas para cada item e outras com um leque maior de produtos. Buscar lojas específicas para roupas, livros, móveis etc, pode garantir um preço melhor na venda, já que trabalham com um nicho específico de clientes, enquanto sites com mais produtos podem conseguir clientes mais rápido.

Dica 2 – Alimentação

Não só no Brasil, mas em vários países afetados pela crise, os aplicativos de entrega de comida estão sendo mais usados durante a quarentena.

Esse aumento na procura por refeições rápidas pode ser uma oportunidade para quem já sabe preparar refeições ou até trabalhava na área.

SAIBA MAIS: Consequências do coronavírus nos países mais ricos e mais pobres do mundo

Embora essa dica possa ter o maior potencial para te gerar renda nesses meses, também será necessário algum investimento inicial.

Para se cadastrar nos aplicativos de entrega será necessário abrir um CNPJ, pelo menos como Microempreendedor Individual (MEI). Também é preciso se adequar às regras da vigilância no preparo dos alimentos.

Mas não é motivo para desistir, o Sebrae disponibiliza todo o conteúdo necessário para você se informar, abrir o MEI e ainda se cadastrar nos aplicativos de delivery.

Dica 3 – Criar um produto digital

Existem alguns setores que essa dica pode funcionar melhor, produtos digitais ou infoprodutos, são produtos produzidos digitalmente e vendidos on-line. aulas, cursos e  livros digitais são alguns exemplos.

Essa pode ser uma boa opção para quem trabalhar com professor de idiomas, músicas etc. E também para quem tem muita experiência em determinada área e pode vender esse conhecimento na forma de e-books ou aulas por exemplo.

SAIBA MAIS: Coronavírus e a crise do comércio: a solução está nas vendas on-line?

Além da vantagem de ter custo praticamente zero, os produtos digitais podem ser vendidos pelas rede sociais e até plataformas especializadas que fazem todo o processo de divulgação e ficam com uma comissão da venda.

Dica 4 – Serviços especializados

Para quem já é autônomo ou profissional liberal, também pode conseguir renda renda extra anunciando seus serviços nas redes sociais e sites específicos.

Serviços como:

  • Artesanato
  • Contabilidade
  • Costura
  • Designer
  • Edição de Fotos
  • Produção Gráfica

Podem ser anunciados tanto nas redes sociais quanto em sites específicos.

Dica 5 – Programa de afiliados (Lacta e Magazine Luiza)

Se você já passou pelas 4 dicas e ainda não achou nenhuma que conseguisse realizar, essa com certeza é para você.

Com o cenário mais negativo nesta páscoa, a Mondelez, empresa controladora da Lacta, lançou um programa de afiliação que pode garantir uma renda extra.

O cadastro é gratuito e on-line, nele o afiliado ganha um código e recebe uma comissão de 10% sobre a venda dos produtos da Lacta.

O afiliado pode compartilhar seu código nas redes sociais e quem faz a entrega dos ovos é a Rappi, aplicativo de entregas.

A vantagem é não trazer nenhum custo para os interessados e a possibilidade de garantir renda extra neste período.

Por fim, é importante lembrar que cada dica depende da sua realidade. O ideal é buscar as atividades que melhor se encaixam com o que você já sabe e já possui.

O número crescente de trabalhadores informais mostra o quanto o nosso povo já é capaz de encontrar alternativas de renda, seja em meio à crise atual e também pelas dificuldades históricas que já passamos.

Clique aqui e saiba mais!

Uma outra proposta é o programa de parceria da Magazine Luiza. A empresa anunciou o lançamento de uma plataforma de vendas que tem como finalidade ajudar os microempreendedores (MEI) durante o período de crise ocasionado pelo coronavírus.

A ferramenta digital possibilita que os comerciantes anunciem seus produtos na rede nacional, que custeará o frete por completo. Intitulado de ‘Parceiro Magalu’, o sistema já está disponível e funcionará também para pessoas jurídicas.

Clique aqui e saiba mais!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!