Auxílio doença do INSS: Você precisa saber disso antes de pedir

Você sabe o que é o auxílio-doença fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social? Trata-se de um benefício que tem como público alvo brasileiros que precisam se ausentar de suas atividades trabalhistas por causa de alguma impossibilidade médica. Seu valor tem como base o salário mínimo e pode ser ofertado para todos aqueles registrados no programa.

Auxílio doença do INSS: tire todas as dúvidas antes de pedir (Imagem: Reprodução - Google)
Auxílio doença do INSS: tire todas as dúvidas antes de pedir (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder ter acesso ao auxílio doença, é preciso se submeter a uma perícia médica do INSS. O agendamento da mesma acontece por meio do portal do instituto, estando atualmente impossibilitado por causa da crise que o mesmo enfrenta.

Além do site, é possível marcar uma avaliação por meio do aplicativo do Meu INSS (disponível para celulares IOS e Android) e também pelo número 135. Em ambos os casos, o interessado deverá informar a doença que está passando e solicitar uma consulta médica.

Leia também: Agências do INSS diminuem tempo de atendimento e evitam aglomerações

Somente após a realização dos exames é que ele saberá se o benefício foi aprovado ou não. Ao chegar no centro de atendimento, será preciso apresentar os seguintes documentos:

Em caso de pedido negado

Após a avaliação médica, quem tiver o auxílio negado, poderá recorrer no próprio instituto. No entanto, é preciso ficar atento ao prazo máximo que é de até 30 dias.

Para pedir revisão da perícia, será necessário reagendar um novo atendimento e reapresentar os documentos exigidos.

Leia também: Fronteiras do Brasil podem ser fechadas e voos alterados

Prorrogação do pagamento do auxílio doença

Tendo o valor fixado no salário mínimo, atualmente de R$ 1.045, os trabalhadores que estiverem gozando do benefício podem dar entrada em um pedido de prorrogação caso achem que não estão aptos a retomar suas atividades.

Nesse caso, é preciso que o pedido seja feito em até 15 dias antes do prazo final. O processo deve ser realizado também pelo site do INSS e solicitará que o doente passe por mais uma perícia médica de modo que consiga comprovar sua incapacidade. O tempo de pagamento varia de acordo com a situação clínica de cada segurado.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile