Agências do INSS diminuem tempo de atendimento e evitam aglomerações

Com as medidas anunciadas em todo o país para tentar barrar a propagação do coronavírus, existem situações que devem ser repensadas para não prejudicar os grupos de risco. Entre eles, novos horários de funcionamento para as agências do INSS foram adotados a fim de diminuir o período de contato em aglomerações.

Agências do INSS diminuem tempo de atendimento e evitam aglomerações (Reprodução/Internet)
Agências do INSS diminuem tempo de atendimento e evitam aglomerações (Foto: Reprodução/Internet)
publicidade

Nesta segunda-feira (16) fora anunciadas as medias de restrição de horário de funcionamento das agências. Com assim, o atendimento que não precisa ser agendado, considerado espontâneo, deverá ser feito de segunda à sexta das 7h às 13h. Depois, das 13h às 17h apenas para aqueles com horário marcado.

Leia Também: 13° do INSS, ampliação do Bolsa Família e mais planos do governo para os próximos dias

Nas situações em que as tardes não estejam com horário de atendimento preenchidos, a agência deverá ser fechada.

Desta forma, vale destacar que a maioria dos atendimentos são feitos por pessoas que buscam informações, mas já estão disponíveis nos canais digitais.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destaca em nota enviada à imprensa que será necessário que os beneficiários reforcem este procedimento de esclarecimento de dúvidas através do canal digital e só busquem o órgão em casos nos quais o atendimento presencial seja imprescindível, por exemplo, para perícia médica.

Além da medida relacionada ao horário de funcionamento, ainda fica restrita a presença de acompanhantes dos segurados durante o procedimento de atendimento nas agências do INSS. Desta forma, só poderão estar presentes os procuradores ou representantes legais devidamente identificados.

A nota enviada ainda destaca que nos casos em que seja necessária a presença física é importante que o segurado siga as recomendações de higiene amplamente divulgadas pelo ministério da saúde. Como a lavagem frequente das mãos e uso do álcool em gel.

Também foi informado que funcionários com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes ou aqueles cujo familiares que habitam na mesma residência estejam no grupo de risco não precisam ir às agências e realizar atendimento ao público. Sendo assim, será necessário realizar o seu trabalho de forma remota.

Leia Também: Bovespa tem mais uma queda drástica e 5° circuit breaker é acionado

INSS afirma que as prestadoras de serviço que atuam nas agências realizando a limpeza e conservação do espaço físico irão realizar esquema de limpeza especial, principalmente na higienização dos banheiros, elevadores, corrimões, maçanetas e afins.

Para finalizar, Instituto destaca que poderão ser adotadas novas medidas a qualquer momento para a prevenção do novo coronavírus sob orientação do Ministério da Saúde.

AvatarREDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.